"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bienal de Artes Plásticas e Street Art na Festa do Avante!

Em ano de Bienal há, por parte de muitos dos visitantes da Festa do Avante!, um renovado interesse pela visita ao espaço das Artes Plásticas, onde é possível conhecer o que de melhor fazem alguns dos artistas portugueses, novos e consagrados.

Este ano, a arte de rua marcará também uma forte presença, que reconhece assim esta forma de expressão artística que não tem parado de crescer e de se afirmar nos últimos anos. A visita ao espaço das Artes Plásticas é simplesmente obrigatória.
Dar oportunidade aos milhares de pessoas que visitam a Festa do Avante! de ter um conhecimento mais próximo da qualidade dos nossos artistas, nomeadamente ao nível da pintura e da escultura, são inquestionavelmente duas das mais notáveis virtudes da Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante! que já se realiza há 19 anos. 

Uma imensa galeria
A Bienal contará este ano com cerca de setenta participantes e mais de oitenta obras em exposição, em particular nas áreas da pintura e da escultura, sendo de sublinhar a presença dos artistas convidados, Acácio Carvalho, Agostinho Santos, Armando Alves, Evelina Oliveira, Cabral Pinto, Filipe Rodrigues, Henrique do Vale, Henrique Silva, Jaime Silva, João Vasco Paiva, Jorge Pé-Curto, José Rosinhas, Manuela Bronze e Margarida Leão.
Uma exposição que, fruto de uma larga participação no concurso da Bienal, que terminou em junho, levou à seleção de artistas de norte a sul do País, incluindo de Espanha e do Brasil. 


Arte de rua na Festa
Dizia o maestro, compositor e militante comunista Fernando Lopes-Graça que «a arte não é adorno da boa sociedade, mas expressão fremente da vida». Se isto é verdade para qualquer expressão artística (da música clássica à escultura, passando pela pintura e fotografia), por mais erudita que seja a forma como é apresentada, sê-lo-á porventura ainda mais para aquela arte que nasceu nas ruas, a chamada Street Art (arte de rua) – de que o grafiti é a mais famosa expressão, mas não a única. Este ano, o espaço das Artes Plásticas da Festa do Avante! tem uma parte dedicada precisamente à Street Art, mostrando trabalhos de alguns dos protagonistas nacionais destas lides: André «Trafic» Silva, Gordo Letters, Mojojojo, Ricardo Romero/Projeto Matilha e Sen. A mostra permitirá aos visitantes da Festa conhecerem o talento destes artistas, as suas diferentes expressões e assistirem a intervenções no interior e no exterior do espaço das Artes Plásticas.
O espaço das Artes Plásticas da Festa do Avante!,reafirma a arte como fator de emancipação e libertação, e constitui um importante contributo para a democratização da arte e da cultura – não só pela quantidade de pessoas que podem tomar contacto com largas dezenas de obras de arte de diferentes autores e disciplinas, como pelo que significa de estímulo à própria produção e criação artística, pela oportunidade que dá aos criadores de mostrarem o seu trabalho a um público muito vasto.

Para mais informações: http://www.festadoavante.pcp.pt/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,298,843