Notícias
Inscrições Abertas para o Arché
O Doclisboa lança este ano um novo projeto direcionado ao mercado e ao desenvolvimento de projetos em diferentes estágios de produção.
O ARCHÉ será composto por duas Oficinas - destinadas a duas fases distintas da produção de filmes -desenvolvidas ao longo de 7 dias, de 23 a 30 de outubro. Em cada uma dela serão acolhidos quatro projetos, portugueses e espanhóis ( sendo a Espanha o país convidado desta primeira edição do ARCHÉ ) com o intuito de promover a proximidade entre as estruturas de produção de ambos os países participantes. Paralelamente os participantes terão a possibilidade de participar numa série de encontros, debates, masterclasses com os convidados nacionais e internacionais do Doclisboa.
A participação é inteiramente livre de custos e as inscrições estão abertas até ao dia 16 de agosto.
Submeta a sua inscrição aqui
- Sobre as Oficinas:
OFICINA DE ESCRITA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
De 23 a 27 de outubro
Tutor: Marta Andreu
Coordenadora de programação no Mestrado de Criação Documental da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), onde dirige, também, um workshop de escrita para documentário. Em 2004 fundou a produtora Estudiplaytime e, mais tarde, o fórum The Filmed Portrait LAB no Festival Internacional de Documentário Play-Doc. Marta Andreu é responsável pelos conteúdos académicos do Festival DocMontevideo, é consultora de cinema espanhol, português e latino-americano para o festival suíço Visions do Rèel e membro da comissão do World Cinema Fund da Berlinale.
Direcionada a: desenvolvimento de projeto – escrita, desenvolvimento temático, reflexão sobre as estratégias a desenvolver no filme, elaboração de dossier/guião e reflexão sobre estruturas de produção.
Destinada a: realizadores, produtores e argumentistas
OFICINA DE VISIONAMENTO E DISCUSSÃO DE PROJETOS FINAIS
De 26 a 30 de outubro
Tutor: Luciano Rigolini
Vive em Paris desde 1995 e tem sido commissioning editor para o canal ARTE, onde é responsável pelo Documentário de Autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos.
Direcionada a: filmes no estado de work in progress – projetos já rodados, na fase de montagem, que serão discutidos quanto à sua forma final.
Destinada a: realizadores, produtores e montadores.
Aceda a todas as informações detalhadas e ao regulamento aqui