"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Roger Corman, vampiros Yakuza e luso-exploitation em setembro no MOTELx

Nona edição abre com The Visit, de M. Night Shyamalan, e recupera dois filmes portugueses "perdidos" há mais de 40 anos. 

Roger Corman, fotografado em Lisboa em 2007, por Rui Gaudêncio
O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa – MOTELx tem este ano como convidado de honra o cineasta e produtor Roger Corman, mestre do baixo orçamento e da exploitation.O evento conta ainda com uma noite a mais na sua programação e uma semana de “aquecimento” – apelidando assim esta 9.ª edição como “XL” – para acolher a antestreia de The Visit, de M. Night Shyamalan, na abertura, ou filmes como Yakuza Apocalypse, de Takashi Miike, e Green Room, de Jeremy Saulnier, na programação geral.

O realizador norte-americano, que já em 2007 esteve na Cinemateca Portuguesa para apresentar o ciclo Roger Corman: O Anjo Selvagem de Hollywood, tem hoje 89 anos e é também um produtor a quem se aplica como a poucos o epíteto “prolífico” – mais de 400 títulos produzidos, desde os mais recentes (a passar regularmente nos ecrãs de canais televisivos como o SyFy como Piranhaconda) à atividade que encetou na American International Pictures e onde deu a mão a Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Peter Bogdanovich, James Cameron ou Joe Dante.

Como realizador, é sua A Loja dos Horrores (1960), dirigiu Os Pistoleiros Malditos (1954), adaptou contos de Edgar Allan Poe (como The Raven, de 1963) e trabalhou com atores míticos do género “horror”, como Vincent Price ou Boris Karloff.

O festival decorre de 2 a 13 de setembro, mas tem o seu warm-up entre 3 e 5 do mesmo mês, foi anunciado na noite de terça-feira no Cinema São Jorge – que é o epicentro do evento. A noite de abertura far-se-á com o mais recente filme de Shyamalan, em antestreia antes da chegada ao mercado português a 10 de setembro, e também com Turbo Kid, de Anouk Whissell.

Já na secção Serviço de Quarto regressa Miguel Ángel Vivas, realizador da curta portuguesa I’ll see you in my dreams e que agora foi fazer Extinction com Matthew Fox (Perdidos) como protagonista entre zombies. Da Quinzena dos Realizadores de Cannes vêm Yakuza Apocalypse, de Takashi Miike, com os seus vampiros, e Green Room, de Jeremy Saulnier e com Patrick Stewart.

Vai passar também Howl, de Paul Hyett, ou Cop Car, com Kevin Bacon uma vez mais como (polícia) vilão. Da programação, que não é ainda conhecida na íntegra, sabe-se já também que a secção Quarto Perdido vai mostrar “duas cópias perdidas que não são exibidas desde a sua estreia há mais de 40 anos” – A Caçada do Malhadeiro, de Quirino Simões (um western spaghetti e revenge movie de 1967, com Vítor Gomes, dos Gatos Pretos), e o thriller Sinal Vermelho (1972), de Rafael Romero Marchent.

São “um ensaio de cinema exploitation em Portugal”, segundo a programação do MOTELx, recuperados com a Cinemateca Portuguesa.

Continua ainda o prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa, com dez filmes a concurso e que este ano tem o valor pecuniário de 5000 euros com o patrocínio do canal MOV, tornando-a, sublinha a organização, “o galardão de maior valor monetário atribuído a curtas-metragens em Portugal”.

O festival, cuja programação completa será anunciada mais à frente, conta também com workshops como aquele que os artistas de caracterização Dave Boneywell (Hellboy 2, 28 Dias Depois, A Semente de Chucky, Troia) e Rita Anjos (Doctor Who) vão conduzir, ou a tertúlia Spoiler Alert, em que Paulo Prazeres, André Nacho ou Tiago Castro vão “discutir o que se passa no universo geek”.

por Joana Amaral Cardoso, in jornal Público | 24 de julho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,004