"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mais do que uma livraria. Turistas pagam para entrar na Lello

Cerca de cinco mil pessoas passam todos os dias pela Lello. A esmagadora maioria não compra livros, vai pela beleza arquitetónica de um dos espaços mais emblemáticos da cidade do Porto.

 Entrada desconta no preço de um livro. Foto: DR
A partir desta quinta-feira, a Livraria Lello, no Porto, passa a cobrar três euros pela entrada, valor que é descontado na compra de um livro. Os visitantes encaram a medida com naturalidade.

Sofia é espanhola e aproveitou a sua visita ao Porto para conhecer a mais famosa livraria do país. À Renascença, afirma que o interesse se sobrepõe ao preço cobrado.

“Se me interessa, pago. Pago se estou interessada em ver. Se te recomendam a visita, três euros é como em qualquer outro local turístico, qual loja. Se te interessa, pagas”, diz Sofia.

Também o Francês Ethien considera normal pagar-se para visitar um local tão famoso: “Sim, porque não. É um local famoso com livros antigos. É um local muito interessante para visitar.”

Opinião idêntica é manifestada pela portuguesa Marlene, radicada no Canadá: “Eu vivo no Canadá, em Montereal. Já estou aqui há três dias e adoro a livraria. Três euros é um preço razoável. É uma boa decisão”, afirma.

Com a decisão de cobrar entradas, a Lello pretende voltar a ser reconhecida como livraria. O administrador, José Manuel Lello, reconhece que a esmagadora maioria dos cinco mil visitantes diários não compra livros.

“Nós sabemos que temos à volta de cinco mil pessoas por dia. A esmagadora maioria das pessoas não leva livros. Ainda agora ouvimos um estrondo: foi uma pilha de livros a cair por ter levado uma pancada de um turista que entrou aqui com um enorme saco”, argumenta José Manuel Lello.

O objetivo da medida é requalificar o espaço, controlar o número de pessoas que entra na livraria e dar mais conforto aos clientes, refere o administrador.

Além de descontar os três euros na compra de um livro, a Lello vai também disponibilizar um “voucher” para clientes regulares, que será válido por um ano e que é extensível a quatro membros de uma família e que tem um custo de 10 euros.

por Henrique Cunha, in Rádio Renascença | 23 de julho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,891,268