"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mais do que uma livraria. Turistas pagam para entrar na Lello

Cerca de cinco mil pessoas passam todos os dias pela Lello. A esmagadora maioria não compra livros, vai pela beleza arquitetónica de um dos espaços mais emblemáticos da cidade do Porto.

 Entrada desconta no preço de um livro. Foto: DR
A partir desta quinta-feira, a Livraria Lello, no Porto, passa a cobrar três euros pela entrada, valor que é descontado na compra de um livro. Os visitantes encaram a medida com naturalidade.

Sofia é espanhola e aproveitou a sua visita ao Porto para conhecer a mais famosa livraria do país. À Renascença, afirma que o interesse se sobrepõe ao preço cobrado.

“Se me interessa, pago. Pago se estou interessada em ver. Se te recomendam a visita, três euros é como em qualquer outro local turístico, qual loja. Se te interessa, pagas”, diz Sofia.

Também o Francês Ethien considera normal pagar-se para visitar um local tão famoso: “Sim, porque não. É um local famoso com livros antigos. É um local muito interessante para visitar.”

Opinião idêntica é manifestada pela portuguesa Marlene, radicada no Canadá: “Eu vivo no Canadá, em Montereal. Já estou aqui há três dias e adoro a livraria. Três euros é um preço razoável. É uma boa decisão”, afirma.

Com a decisão de cobrar entradas, a Lello pretende voltar a ser reconhecida como livraria. O administrador, José Manuel Lello, reconhece que a esmagadora maioria dos cinco mil visitantes diários não compra livros.

“Nós sabemos que temos à volta de cinco mil pessoas por dia. A esmagadora maioria das pessoas não leva livros. Ainda agora ouvimos um estrondo: foi uma pilha de livros a cair por ter levado uma pancada de um turista que entrou aqui com um enorme saco”, argumenta José Manuel Lello.

O objetivo da medida é requalificar o espaço, controlar o número de pessoas que entra na livraria e dar mais conforto aos clientes, refere o administrador.

Além de descontar os três euros na compra de um livro, a Lello vai também disponibilizar um “voucher” para clientes regulares, que será válido por um ano e que é extensível a quatro membros de uma família e que tem um custo de 10 euros.

por Henrique Cunha, in Rádio Renascença | 23 de julho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,228,755