Recuperação do Farol/Capela de São Miguel-O-Anjo no Porto
O objetivo geral da intervenção a realizar pela Direção Regional de Cultura do Norte visa a conservação/restauro do edifício do Farol e a sua valorização.
Na próxima sexta-feira, dia 24 julho, pelas 15h00, terá lugar a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Marinha Portuguesa, com vista à salvaguarda e valorização do Farol-Capela de São Miguel-O-Anjo, no Porto, peça de arquitetura marítima de valor singular no panorama patrimonial, primeiro farol construído de raíz em território nacional.
A cerimónia de assinatura vai decorrer no Farol/Capela de S. Miguel, sito na Rua do Passeio Alegre, Porto, contando com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Classificado em 1951 como Imóvel de Interesse Público, o Farol encontra-se fechado e em muito mau estado de conservação, devido à salinidade do ar, ao desgaste natural de quase 500 anos de vida, às mutilações provocadas pelo encosto dos outros edifícios e por usos espúrios.
O objetivo geral da intervenção a realizar pela Direção Regional de Cultura do Norte visa a conservação/restauro do edifício do Farol e a sua valorização, incluindo-se nesta a abertura ao público e a criação de um núcleo expositivo que enquadre historicamente o sítio e o monumento.
Sobre o Farol/Capela de São Miguel-O-Anjo O Farol/Capela foi construído por volta de 1528, por iniciativa e a expensas de D. Miguel da Silva, embaixador do rei junto do Papa, Bispo de Viseu e Abade Comendatário do Mosteiro de Santo Tirso. O Mosteiro de Santo Tirso detinha desde o séc. XII a jurisdição do Couto de S. João da Foz, o que explica a relação territorial e de interesses.
D. Miguel, na qualidade de embaixador do rei de Portugal em Roma, conheceu de perto o refinamento cultural que se respirava nas cortes italianas de cinquecento. No regresso a Portugal trouxe consigo Francisco Cremonês, na qualidade de arquiteto privado, o qual foi responsável pelo risco das várias obras empreendidas pelo prelado, dentro das quais se inscrevem a Igreja de S. João da Foz e anexo Paço Abacial, bem como o Farol de S. Miguel-O-Anjo e dispositivos escultóricos da entrada da Barra do Douro.
O Farol foi desativado nos meados do séc. XVII, mantendo-se ao uso apenas como Capela. Mas o isolamento e a própria implantação foram alterados.
À estrutura quinhentista adossaram-se dois edifícios: o dos Pilotos da Barra do Douro, construído em 1841 e a Torre Semafórica ou Telégrafo, levantada poucos anos mais tarde, por iniciativa da Associação Comercial do Porto. E os rochedos onde fundava o farol ficaram afundados no molhe construído nos finais de oitocentos, no âmbito das obras de beneficiação da Barra.
Instrumentos de medição foram entretanto associados, aproveitando a plataforma do molhe: o marégrafo e o anemómetro, o primeiro para a altura das marés e o segundo para a velocidade dos ventos. Por último, foi adossada à plataforma uma rampa de acesso, destinada a barcos de pesca e de socorros a náufragos.
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