"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Daniel Jonas distinguido com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

Poeta e dramaturgo portuense foi premiado pelo livro Nó.

Daniel Jonas, Fernando Veludo/NFactos
O Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, no valor pecuniário de 12.500 euros, foi atribuído por unanimidade ao livro Nó, de Daniel Jonas, uma edição Assírio & Alvim, anunciou esta segunda-feira a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Na ata, o júri, que foi constituído por António Mega Ferreira, Fernando J.B. Martinho e José Manuel Mendes, justifica a escolha "pelo mérito muito assinalável do seu trabalho poético, que convoca a tradição lírica ocidental para uma recomposição textual lúcida e fortemente irónica, cosmopolita, atenta aos lugares e tempos de um presente recolhido e transfigurado".

Nesta segunda edição do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, com a coordenação da APE e o patrocínio da Câmara Municipal de Amarante, concorreram 77 obras publicadas no ano de 2014.

No passado dia 14, fora divulgado o grupo dos seis finalistas que, além da obra de Daniel Jonas, incluía Escuro, de Ana Luísa Amaral; Ritornelos, de Joana Emídio Marques; A Misericórdia dos Mercados, de Luís Filipe Castro Mendes; Jóquei, de Matilde Campilho; e O Fruto da Gramática, de Nuno Júdice.

Daniel Jonas nasceu no Porto, em 1973, é mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre John Milton, de que resultou a tradução de Paradise Lost (Paraíso Perdido), publicada pela Cotovia, em 2006.

Literariamente, Daniel Jonas estreou-se em 1997 com a recolha para jogos florais O corpo está com o rei, ao qual se seguiu Moça Formosa, Lençóis de Veludo (2002), Os Fantasmas Inquilinos (2005), Sonótono (2007) e Nenhures (2008).

No biénio 2010-12, o poeta recebeu o Prémio Europa - David Mourão-Ferreira, na categoria Esperança, do Centro Studi Lusofoni - Cátedra David Mourão-Ferreira, da Universidade Aldo Moro, de Bari, em Itália, e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Este ano, Jonas foi um dos sete finalistas do Prémio Poeta Europeu da Liberdade.

Para a companhia Teatro Bruto, Daniel Jonas escreveu Reféns e Estocolmo, levados à cena em 2009 e 2011, respetivamente.

No ano passado, a primeira edição do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes foi ganha por Fernando Guimarães, embora, em anos anteriores, já tivessem sido distinguidos perto de duas dezenas de outros poetas portugueses, sob a designação Grande Prémio de Poesia da APE – o primeiro premiado tendo sido Eugénio de Andrade, em 1988.

A cerimónia de entrega do prémio a Daniel Jonas "será oportunamente divulgada", afirma a APE.

por Lusa, in jornal Público | 21 de julho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,228,779