Notícias
Duas músicas novas de Amália para os nossos ouvidos
Em 2011 os dois temas foram regravados, misturados e remasterizados nos estúdios Pé de Vento, por Fernando Nunes, com produção de Jorge Fernandes, incluindo a guitarra portuguesa por Custódio Castelo, outra viola por Jorge Fernando, e contrabaixo por Gustavo Roriz.
"O carapau e a sardinha" é de autoria da própria Amália, em parceria com António Pinho e Nuno Rodrigues, que assinam "Malhão das pulgas", tema que, mais tarde, foi popularizado por Tonicha.
A antologia inclui, entre outros, uma gravação de Heitor de Vilhena, o fundador da Casa da Mariquinhas, em 1968, no Porto, que interpreta a "Lenda de Ofir" (Hélio Costa Ferreira/José António Sabrosa).
Dos 40 temas há apenas um fado interpretado por mais do que um intérprete, "Leilão da casa da Mariquinhas" (José Linhares Barbosa/Fado Corrido), por Manuel Domingos, distinguido com o Prémio Amália Fado Amador, em 2006, Henrique Silva e Rodrigo, que recebeu, em 2012, o Prémio Amália Carreira, e fez parte, este ano, do júri deste galardão.
Do elenco de fadistas fazem parte nomes como Argentina Santos, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Maria Teresa de Noronha, João Ferreira-Rosa, Alfredo Marceneiro, Fernando Maurício e Tristão da Silva, entre outros.
A antologia, editada pela Companhia Nacional de Música (CNM), inclui ainda fadistas como Maria da Fé, Ricardo Ribeiro, Gonçalo Salgueiro, André Batista, Patrícia Rodrigues ou Maria Ana Bobone.
Amália Rodrigues, falecida em 1999, e Rodrigo são os únicos nomes que bisam a presença. Rodrigo canta "Bairro Alto" (Carlos Simões Neves e Francisco Carvalhinho) e participa na interpretação de "Leilão da casa da Mariquinhas".