"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Singularidade da luz de Lisboa em exposição no Terreiro do Paço

Ícone imaterial da cidade, enaltecida por turistas, poetas, fotógrafos e cineastas, a luz vai ser celebrada nesta exposição concebida pelo Museu de Lisboa.

Fotografia © Ângelo Lucas/Globalimagens
A singularidade da luz de Lisboa é alvo de uma exposição que é inaugurada hoje, no Museu de Lisboa - Torreão Poente, no Terreiro do Paço, onde ficará patente até 20 de dezembro deste ano.

Enaltecida por poetas e escritores, pintores, fotógrafos e cineastas, portugueses e estrangeiros, em várias das suas obras artísticas, a luz natural de Lisboa, considerada ícone imaterial da cidade, vai ser celebrada nesta exposição, concebida pelo Museu de Lisboa.

A exposição, intitulada exatamente "A Luz de Lisboa", aborda não só questões científicas sobre as propriedades dessa luz, como faz um percurso sobre a presença e a influência da luz de Lisboa em manifestações da arte e da cultura visual, dos séculos XX e XXI.

O objetivo é apresentar uma exposição sobre o fenómeno mundialmente reconhecido da luz natural de Lisboa, considerada única e especial, questionando, a nível científico, a sua especificidade e ajudando a compreender as suas singularidades objetivas e subjetivas.

De acordo com a produtora A Terra Esplêndida, a exposição "A Luz de Lisboa" é organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, empresa municipal da cidade responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Comissariada por Ana Eiró, professora de Física e ex-diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e por Acácio de Almeida, diretor de fotografia no cinema português e estrangeiro, a exposição conta ainda com a parceria do programa Imagens de Marca e com apoio da Fundação EDP, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Videoteca de Lisboa e do Cinema São Jorge, entre outras instituições.

por  Lusa in Diário de Notícias | 16 de julho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,878