"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ampliação do Museu do Chiado abre com 70 obras portuguesas

Exposição marca a abertura de uma primeira fase do projeto de ampliação.

Foto: António Cotrim/ Lusa
A exposição "Narrativa de uma Coleção - Arte Portuguesa na Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (1960-1990)", com 70 obras de artistas portugueses, é inaugurada esta quarta-feira no Museu do Chiado, em Lisboa, em instalações que foram do Governo Civil.

Esta mostra marca uma primeira fase do projeto de ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), que prevê a atribuição total de mais 3.300 metros quadrados.

A exposição ficou envolta em polémica depois de o curador David Santos, há ano e meio diretor do Museu do Chiado, ter entrado em rutura com a tutela e saído, depois de ter sido revogado um despacho que afetava a chamada Coleção SEC à Direção-Geral do Património Cultural, prevendo a "incorporação" da Coleção SEC no Museu do Chiado, "salvaguardando acordos entretanto celebrados".

A inauguração vai ser marcada por uma concentração popular contra a atual política cultural e de repúdio do processo, que levou à demissão de David Santos. O protesto é promovido por um grupo de artistas e agentes do setor.

Na última semana foram levantadas várias questões, que diferentes agentes do setor consideram ainda não totalmente esclarecidas, sobre a titularidade da coleção - inicialmente nas mãos da Direção-Geral das Artes e, desde fevereiro do ano passado, na Direção-Geral do Património Cultural, tendo voltado às Artes, por revogação desse despacho - e também sobre os acordos assinados com várias entidades que detêm o depósito de diferentes peças, a maioria - cerca de 550 - no museu da Fundação de Serralves.

A ampliação do Museu do Chiado, ambicionada há mais de duas décadas pelos sucessivos diretores que geriram este importante espaço museológico, concretizou-se na assinatura, em fevereiro deste ano, de um protocolo entre a Secretaria de Estado da Cultura, o Ministério da Administração Interna (MAI) e o Ministério das Finanças, para cedência de parte do Convento de São Francisco.

in Rádio Renascença | 15 de julho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,891,396