"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Católica Porto colabora no projeto do Museu da Misericórdia do Porto

Colaboração visou, entre outros, o aprofundamento do programa do Museu e a definição do circuito museológico e dos núcleos temáticos.

Pintura sobre tela - Pentecostes depois da intervenção Pintura sobre tela - Pentecostes antes da intervenção
A Escola das Artes (EA) da Católica Porto – através do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) – continua a apostar em projetos realizados em parceria com entidades públicas e privadas, cumprindo o compromisso de intervenção no tecido social e cultural. Uma das mais recentes colaborações foi celebrada com o Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO), um trabalho que consistiu no aprofundamento do programa e na elaboração das linhas orientadoras e do discurso expositivo do Museu.

A equipa de trabalho – constituída por Laura Castro, diretora da Escola das Artes, José Ferrão Afonso, docente da EA e investigador do CITAR, e Isabel Ferreira, antiga aluna de Conservação e Restauro da instituição – definiu, igualmente, o circuito museológico e os respetivos núcleos temáticos e identificou os requisitos museográficos de cada núcleo. A produção de conteúdos expositivos/informativos e a elaboração de documentos de apoio foram outros pontos a cargo da equipa da Escola das Artes, que colaborou com elementos da Misericórdia, do Museu Nacional de Soares dos Reis e da Câmara Municipal do Porto.

Da intervenção destaquem-se, ainda, as publicações “A Igreja da Misericórdia do Porto”, da autoria de José Ferrão Afonso, e “Roteiro do Museu”, que contou com a colaboração de Laura Castro. As publicações do Museu contaram com a participação ativa de todos os elementos do CITAR/Escola das Artes, instituição que se destaca pela missão de preservação do património artístico. Refira-se que diversas intervenções de conservação de peças destinadas à exposição permanente foram levadas a cabo pelo Centro de Conservação e Restauro da Universidade.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,711