"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ver pela Arte

O programa Ver pela Arte, coordenado pelo Centro Nacional de Cultura, tem como objetivos a aprendizagem de música por alunos com deficiência visual. 

O Coro do projeto Ver pela Arte, constituído por crianças, jovens e adultos com deficiência visual na sua maioria, foi convidado pelo  Grupo Coral da UAlg, para participar no passado dia 26 de junho, num concerto no Grande Auditório da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas. Veja aqui os vídeos.

O programa Ver pela Arte, coordenado pelo Centro Nacional de Cultura, tem como objetivos a aprendizagem de música por alunos com deficiência visual abrindo, ao mesmo tempo, caminho a que o ensino da música a deficientes visuais seja apoiado e impulsionado nas escolas do país.

É apoiado pelo programa CIDADANIA ATIVA (que inclui verbas provenientes da Noruega, Islândia e Liechtenstein), conta com a parceria da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e o apoio da Faculdade de Motricidade Humana.

As aulas decorrem na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha e participam crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos com deficiência visual.

O projeto abrange Formação Musical, Cultura Musical, História da Música e Cultura das Artes, instrumento, Musicografia Braille, Estágio coral em formato de workshop integrado na disciplina de Coro e desenvolvimento de competências psicomotoras para a aprendizagem da Música.

Sendo a música uma arte acessível a todos, esta iniciativa incita à partilha plena destes alunos com colegas de visão normal, promove competências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente e atenua desigualdades no acesso à informação e à cultura.

Mais informação em www.cnc.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,731