Cosmos de Andrzej Zulawski em competição no Festival de Locarno
COSMOS será apresentado em estreia mundial e irá competir pelo LEOPARDO DE OURO, prémio máximo do certame.
O filme COSMOS, da autoria do realizador polaco ANDRZEJ ZULAWSKI e produzido por PAULO BRANCO, foi selecionado para o FESTIVAL DE CINEMA DE LOCARNO, onde integrará a Competição Oficial.
COSMOS é uma obra filmada integralmente em Portugal, cuja rodagem decorreu maioritariamente na vila de Sintra, na Covilhã e em Mafra. A jovem atriz portuguesa VICTORIA GUERRA protagoniza o filme, num elenco composto por grandes nomes do cinema francês, como SABINE AZÉMA, JEAN-FRANÇOIS BALMER e JONATHAN GENET no papel de Witold, no qual também se destaca a participação dos atores portugueses RICARDO PEREIRA e ANTÓNIO SIMÃO.
Na equipa técnica, a direção de fotografia de COSMOS está a cargo de ANDRÉ SZANKOWSKI, responsável pela cinematografia de filmes como “Mistérios de Lisboa” (2010), “Linhas de Wellington” (2012) e “Variações de Casanova” (2014); e a direção de produção de COSMOS ficou a cargo de ANA PINHÃO MOURA.
Adaptado da obra homónima de WITOLD GOMBROWICZ, o escritor polaco mais importante do século XX, COSMOS é, como afirma o realizador na sua nota de intenções, um “thriller tecido de pequenas coisas” que segue “o enredo denso e sensual do romance” com um “ritmo muito rápido”, por vezes “inesperado”, com um desfecho “inquietante e – pode-se dizer – hitchcockiano.”
COSMOS marca também o regresso de ANDRZEJ ZULAWSKI a LOCARNO enquanto realizador após ter sido Presidente do Júri do Festival em 1981, no mesmo ano em que o seu filme “Possessão” foi exibido Fora de Competição. Também PAULO BRANCO regressa a Locarno, após ter sido Presidente do Júri em 2011 e ter apresentado neste festival obras como “Le Stade de Wimbledon” (2001), “La Cage” (2002) e “Um Amor de Perdição” (2008), entre muitas outras. O FESTIVAL DE CINEMA DE LOCARNO, que vai já na sua 68ª edição, decorre este ano entre os dias 5 e 15 de agosto.
COSMOS é uma coprodução da ALFAMA FILMS e da LEOPARDO FILMES, com a participação do Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, do ICA e da RTP.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!