"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aldeias históricas na corrida a Património da Humanidade

O processo "não será fácil, além de ser longo e trabalhoso", mas a associação que representa as 12 aldeias mostra-se "confiante".

Aldeia de Piodão. Foto: Mario M/Wikipedia
As 12 aldeias históricas de Portugal vão apresentar uma candidatura para classificação como Património Mundial da Humanidade.

"Tendo em conta o património histórico, social e cultural e tendo em conta o que estas localidades representam não só para o interior mas para todo o país, achamos que devemos começar a trabalhar numa candidatura para Património Mundial da Humanidade", disse à agência Lusa o presidente da associação das Aldeias Históricas de Portugal.

António Dias Rocha, que é também presidente da Câmara de Belmonte, reconheceu que o processo "não será fácil, além de ser longo e trabalhoso", mas mostrou-se "confiante" relativamente ao desfecho.

"A nossa ambição é conseguirmos que dentro de cinco anos esta distinção seja atribuída às 12 aldeias". O autarca lembrou ainda que o selo da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura poderá ter "um forte impacto em termos da divulgação, promoção e desenvolvimento turístico e cultural de toda a região".

Relativamente ao que será feito entretanto, sublinhou que a rede das Aldeias Históricas continuará a trabalhar no "sentido de desenvolver, defender e salvaguardar o património destas aldeias, não só em termos materiais e imateriais".

Para tal, deverá contar com o apoio de fundos comunitários nomeadamente através do PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos - Aldeias Históricas e Património Judaico que, no último quadro comunitário de apoio, envolveu 4,5 milhões de euros.

"Com certeza que vamos ter oportunidade e condições para ter mais verbas em termos do PROVERE, até porque sabemos que a verba total a distribuir se manterá na ordem dos 35 milhões de euros, sendo que as áreas abrangidas não serão oito, e sim, ao que tudo indica, apenas cinco. Portanto, neste ponto, estamos otimistas", referiu.

A Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico foi fundada em 2007 e integra 12 localidades do interior do país, designadamente Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

in Rádio Renascença | 2 de julho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,893,697