"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sombras de Ricardo Pais estreia-se no Rio de Janeiro

Produção do TNSJ regressa ao Brasil, após o sucesso da passagem por São Paulo, em 2012. 

Sombras – a nossa tristeza é uma imensa alegria, de Ricardo Pais, regressa ao Brasil, após a passagem por São Paulo, em 2012, onde teve uma receção calorosa do público e da crítica. Desta feita, o destino é o Rio de Janeiro, integrando as comemorações dos 450 anos da cidade brasileira. A produção do Teatro Nacional São João (TNSJ) está em cena, de 3 a 5 de julho, na Cidade das Artes – grande centro de artes construído no coração da Barra da Tijuca, que pretende inaugurar um novo tempo na vida cultural do Rio de Janeiro –, reforçando a estratégia de internacionalização dos espetáculos da Casa.

Sombras – que já foi visto por mais de 19 mil espectadores, em Portugal, Brasil, França e Rússia – aborda o modo de ser português, indagando lugares do inconsciente mítico e da personalidade histórica nacional. A Fala, o Canto e a Dança (também o Vídeo) são artes e linguagens evidenciadas no espetáculo e que Ricardo Pais tem vindo a explorar ao longo do seu percurso artístico.

Sombras cruza palavras de nomes maiores da literatura portuguesa – como António Ferreira, Almeida Garrett ou Fernando Pessoa – com o Fado, o Fandango e a música. Da equipa do espetáculo fazem parte nomes sonantes do panorama artístico nacional, como Mário Laginha (responsável pela música original), o videasta italiano Fabio Iaquone, o coreógrafo Paulo Ribeiro, os fadistas Raquel Tavares e José Manuel Barreto, os atores Emília Silvestre, Pedro Almendra e Pedro Frias ou os bailarinos Carla Ribeiro, Mário Franco e Romulus Neagu.

Recorde-se que a ligação do Teatro Nacional São João ao Brasil vem sendo construída por vários “capítulos” ao longo dos últimos 15 anos, tendo iniciado com Madame, protagonizado por Eunice Muñoz e Eva Wilma (direção de Ricardo Pais, em 2000) e prosseguido com a passagem apoteótica de Turismo Infinito (encenação de Ricardo Pais), em 2009, por São Paulo. Sombras conta com coprodução do Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato e São Luiz Teatro Municipal.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,230,210