"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sombras de Ricardo Pais estreia-se no Rio de Janeiro

Produção do TNSJ regressa ao Brasil, após o sucesso da passagem por São Paulo, em 2012. 

Sombras – a nossa tristeza é uma imensa alegria, de Ricardo Pais, regressa ao Brasil, após a passagem por São Paulo, em 2012, onde teve uma receção calorosa do público e da crítica. Desta feita, o destino é o Rio de Janeiro, integrando as comemorações dos 450 anos da cidade brasileira. A produção do Teatro Nacional São João (TNSJ) está em cena, de 3 a 5 de julho, na Cidade das Artes – grande centro de artes construído no coração da Barra da Tijuca, que pretende inaugurar um novo tempo na vida cultural do Rio de Janeiro –, reforçando a estratégia de internacionalização dos espetáculos da Casa.

Sombras – que já foi visto por mais de 19 mil espectadores, em Portugal, Brasil, França e Rússia – aborda o modo de ser português, indagando lugares do inconsciente mítico e da personalidade histórica nacional. A Fala, o Canto e a Dança (também o Vídeo) são artes e linguagens evidenciadas no espetáculo e que Ricardo Pais tem vindo a explorar ao longo do seu percurso artístico.

Sombras cruza palavras de nomes maiores da literatura portuguesa – como António Ferreira, Almeida Garrett ou Fernando Pessoa – com o Fado, o Fandango e a música. Da equipa do espetáculo fazem parte nomes sonantes do panorama artístico nacional, como Mário Laginha (responsável pela música original), o videasta italiano Fabio Iaquone, o coreógrafo Paulo Ribeiro, os fadistas Raquel Tavares e José Manuel Barreto, os atores Emília Silvestre, Pedro Almendra e Pedro Frias ou os bailarinos Carla Ribeiro, Mário Franco e Romulus Neagu.

Recorde-se que a ligação do Teatro Nacional São João ao Brasil vem sendo construída por vários “capítulos” ao longo dos últimos 15 anos, tendo iniciado com Madame, protagonizado por Eunice Muñoz e Eva Wilma (direção de Ricardo Pais, em 2000) e prosseguido com a passagem apoteótica de Turismo Infinito (encenação de Ricardo Pais), em 2009, por São Paulo. Sombras conta com coprodução do Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato e São Luiz Teatro Municipal.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,771