Restauro de pinturas murais da Igreja de S. Miguel
A DRCN está a promover trabalhos de conservação e restauro das pinturas murais da Igreja de S. Miguel, paroquial de Nogueira da Montanha, concelho de Chaves.
Imóvel classificado como IIP- Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 735/74.
As pinturas murais, que datam do século XVIII (apresenta sob a janela a data de 17(?), localizam-se na parede sul da nave da igreja, ocupando uma parte da área total do paramento com figurações inseridas em molduras com decoração fitomórfica que integram as Estações da Via-Sacra e motivos hagiográficos.
Tendo em conta que o estado de conservação do conjunto pictórico era extremamente frágil, apresentando-se em avançado estado de degradação, a intervenção em curso, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, procede a um tratamento que assegura primordialmente a sua conservação.
A intervenção decorre no âmbito da candidatura ao Programa ON.2 designada “Entre o Sagrado e o Profano-Dinamização do Património Religioso Medieval”, sendo que os referidos trabalhos foram adjudicado, após consulta, à empresa Sofia Gomes Lopes, UNIPESSOAL Ldª, pelo valor total de 30.800,00 € + IVA.
Sobre o programa “Entre o Sagrado e o Profano” O projeto “Entre o Sagrado e o Profano” desenvolve-se nas seguintes áreas de intervenção: * Valorização do Património Cultural Classificado Imóvel e Arqueológico – as intervenções visam contribuir para a salvaguarda, prevenção de riscos, valorização e recuperação de monumentos classificados; * O Património como Fator de Dinamização e Desenvolvimento/Animação e Divulgação – os projetos constituem intervenções integradas, nomeadamente em articulação e/ou complementaridade com as intervenções de caráter físico/infraestrutural, de divulgação e de animação dos espaços de maior interesse histórico;
A operação Entre o Sagrado e o Profano propõe um novo olhar sobre a identidade do território da região norte construída a partir da relação visceral entre os edifícios de igreja do período medieval e o território.
Sobre a Igreja Paroquial de São Miguel A Igreja Paroquial de São Miguel de Nogueira da Montanha, em Chaves, está classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 735/74. A Igreja de Nogueira da Montanha foi originalmente construída, ao que tudo indica - pela análise da estrutura - , ainda no século XIII, inscrevendo-se na arquitetura românica da região. Em meados do século XIX a fachada adquiriu nova feição, incluindo o campanário de dupla ventana, acessível por escada adossada, que ainda hoje ostenta.
Com corpo formado por duas naves construídas em épocas diferentes e separadas, entre si, por dois arcos assentes em pilares cilíndricos, a igreja alberga capela-mor mais baixa do que a nave que a antecede, flanqueada por dois altares.
Apresenta, na parede sul, um revestimento de pintura mural, com figurações inseridas em molduras com as Estações da Via-Sacra e motivos hagiográficos. Este programa pictórico integraria um conjunto demolido aquando das obras de ampliação do edifício, ocorridas em 1848, e datará do século XVIII.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!