"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cinema brasileiro para ver na Gare Marítima

Sete documentários brasileiros são exibidos na Gare Marítima de Alcântara.

Na sexta-feira passa "Elena", de Petra Costa, uma espécie de radiografia de emoções
"Da janela do meu quarto eu vi uma rua de areia molhada, e debaixo da chuva dois corpos de criança brigavam se amando e se amavam brigando." "Da Janela do Meu Quarto" é uma curta-metragem de Cao Guimarães, que exibe um acaso poético, de cinco minutos, captado pelo realizador brasileiro, na ilha de Algodoal (Amazónia Atlântica). Uma "pequena morte quotidiana", como lhe chamou. A mostra Doc no Rio, a decorrer de 26 a 28 de junho, ao ar livre, na Gare Marítima de Alcântara, selecionou este e outros trabalhos que apresentam algum do mais relevante cinema autoral brasileiro.

O DocLisboa - Festival Internacional de Cinema, com o apoio da Doc Alliance Films e da Liscont, aproveita a chegada dos dias quentes e um espaço de eleição, como é o porto de Lisboa, para levar o cinema à rua. A curadoria é de Maria Mendes e o programa integra produções de diversas zonas do Brasil, curtas e longas-metragens inéditas em Portugal, mostrando como é expressivo o panorama independente.

No dia 26, sexta-feira, a sessão abre com Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, que recebeu o Prémio da Crítica no Festival de Brasília e foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, em Cannes 2005.

As sessões do Doc no Rio têm sempre início entre às 21.30 e as 22.00, com entrada livre. Mas as portas estão abertas a partir das 18.00: o bar e a área de restauração oferecem música, para completar a vivência desta mostra à beira-rio.

por Inês Lourenço, in Diário de Notícias | 22 de junho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,840