"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gastão Cruz recebe Prémio de Literatura

Será galardoado com o Prémio de Literatura - Tradução Literária 2015, dia 19 de junho na Casa da América Latina.

Capa do livro “Troco a minha vida por candeeiros velhos”
Gastão Cruz será galardoado com o Prémio de Literatura - Tradução Literária 2015, atribuído pela Casa da América Latina e pelo Grupo Lena, numa cerimónia que decorre no próximo dia 19 de Junho, sexta-feira, pelas 18h30, na Casa da América Latina.
 
Neste evento, Fernando Medina, presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina e presidente da Câmara de Lisboa, irá entregar o prémio a Gastão Cruz pela tradução da obra “Troco a Minha Vida por Candeeiros Velhos”, do colombiano León de Greiff, editado pela Abysmo em 2014.
 
O Prémio da Literatura pretende enaltecer a ligação entre a América Latina e Portugal, distinguindo anualmente as melhores obras e traduções, alternando entre as vertentes Criação Literária e Tradução Literária, e sendo o júri do Prémio de Literatura é constituído por Miguel Serras Pereira (presidente), Isabel Araújo Branco e Francisco Belard. Em 2015 o Prémio de Literatura da Casa da América Latina / Grupo Lena recebeu 14 candidaturas de obras publicadas em Portugal, por nove editoras.
 
Nota biográfica de Gastão Cruz
Gastão Santana Franco da Cruz (Faro, 20 de Julho de 1941) é poeta, crítico literário e encenador português. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi professor do ensino secundário e leitor de Português no King's College, pertencente à Universidade de Londres. Como poeta, o seu nome aparece inicialmente ligado à publicação coletiva Poesia 61, com Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta.
O percurso literário de Gastão Cruz inclui a tradução de nomes como William Blake, Jean Cocteau, Jude Stéfan e Shakespeare. Coordenou a revista Outubro e colaborou em vários jornais e revistas ao longo dos anos sessenta. Foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Hoje, para o qual encenou peças de Crommelynck, Strindberg, Camus ou Tchekov. Algumas delas foram, pela primeira vez, traduzidas para português pelo poeta. Fundou também o Grupo de Teatro de Letras, em 1965.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,230,066