"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gastão Cruz recebe Prémio de Literatura

Será galardoado com o Prémio de Literatura - Tradução Literária 2015, dia 19 de junho na Casa da América Latina.

Capa do livro “Troco a minha vida por candeeiros velhos”
Gastão Cruz será galardoado com o Prémio de Literatura - Tradução Literária 2015, atribuído pela Casa da América Latina e pelo Grupo Lena, numa cerimónia que decorre no próximo dia 19 de Junho, sexta-feira, pelas 18h30, na Casa da América Latina.
 
Neste evento, Fernando Medina, presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina e presidente da Câmara de Lisboa, irá entregar o prémio a Gastão Cruz pela tradução da obra “Troco a Minha Vida por Candeeiros Velhos”, do colombiano León de Greiff, editado pela Abysmo em 2014.
 
O Prémio da Literatura pretende enaltecer a ligação entre a América Latina e Portugal, distinguindo anualmente as melhores obras e traduções, alternando entre as vertentes Criação Literária e Tradução Literária, e sendo o júri do Prémio de Literatura é constituído por Miguel Serras Pereira (presidente), Isabel Araújo Branco e Francisco Belard. Em 2015 o Prémio de Literatura da Casa da América Latina / Grupo Lena recebeu 14 candidaturas de obras publicadas em Portugal, por nove editoras.
 
Nota biográfica de Gastão Cruz
Gastão Santana Franco da Cruz (Faro, 20 de Julho de 1941) é poeta, crítico literário e encenador português. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi professor do ensino secundário e leitor de Português no King's College, pertencente à Universidade de Londres. Como poeta, o seu nome aparece inicialmente ligado à publicação coletiva Poesia 61, com Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta.
O percurso literário de Gastão Cruz inclui a tradução de nomes como William Blake, Jean Cocteau, Jude Stéfan e Shakespeare. Coordenou a revista Outubro e colaborou em vários jornais e revistas ao longo dos anos sessenta. Foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Hoje, para o qual encenou peças de Crommelynck, Strindberg, Camus ou Tchekov. Algumas delas foram, pela primeira vez, traduzidas para português pelo poeta. Fundou também o Grupo de Teatro de Letras, em 1965.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,300,285