"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TNSJ, o TeCA e o MSBV recebem três espetáculos integrados na programação do FITEI

Carta ao Pai, Muro, Horas e Três Dedos Abaixo do Joelho, são as peças apresentadas.

Entre hoje e 21 de junho, quatro espetáculos integrados na programação do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – vão “habitar” o Teatro Nacional São João (TNSJ), o Teatro Carlos Alberto (TeCA) e o Mosteiro de São Bento da Vitória (MSB).

Carta ao Pai, um clássico da literatura universal
Numa encenação de António Gilberto – atualmente, diretor do Centro de Artes Cénicas da Funarte/Ministério da Cultura do Brasil – que, este ano, celebra 30 anos de carreira, Carta ao Pai é uma produção brasileira e parte do texto de Franz Kafka. A obra, escrita em 1919, explora o sentimento de culpa e a sombra da relação entre pai e filho e apresenta uma possibilidade de reflexão sobre a existência. Em cena hoje e amanhã, 16 de junho, às 21h00, no MSBV. Os bilhetes custam 10 euros.

Palmilha Dentada com estreia absoluta no TNSJ

A nova criação do Teatro da Palminha Dentada investiga, de forma “insolente”, o significado de um muro entre Montecchios e Capuletos. Numa peça que nada tem a ver com o clássico Romeu e Julieta, Ricardo Alves coloca dois homens a discutir a fronteira que separa as duas famílias: o problema será o cão cair na piscina ou é a piscina ficar suja se o cão cair nela? Muro pode ser visto nos dias 17 e 18 de junho, às 21h00, no TNSJ, e os bilhetes variam entre os 7,50 e 16 euros.

Horas e a reflexão entre o silêncio e o ruído

Nos dias 19 e 21 de junho, o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe um diálogo de opostos – o real e o imaginado, a escuridão e a luz, o silêncio dos mosteiros e o ruído contemporâneo. Horas, com encenação de André Braga, fala da pureza da irracionalidade. O espetáculo pode ser visto na sexta-feira, às 22h00, e no domingo, às 16h00, e os bilhetes custam 10 euros.

Três Dedos Abaixo do Joelho, com Gonçalo Waddington

Com criação de Tiago Rodrigues e interpretação de Isabel Abreu e Gonçalo Waddington, Três Dedos Abaixo do Joelho “transforma” os censores do Estado Novo – que escreveram textos onde explicam proibições e cortes impostos a espetáculos – em dramaturgos para, de forma irónica, levar o espectador a refletir sobre a ditadura. A peça – que tem o apoio do Programa Cultural da União Europeia – sobe ao palco do TeCA, no dia 20 de junho, às 18h00. O preço dos bilhetes é de 10 euros.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,366