"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O Marquês de Pombal abre as portas do seu palácio de verão em Oeiras

O monumento, casamento do barroco joanino com a traça pombalina, abre as portas ao público na segunda-feira. 

O edifício começou por ser um solar e pertencia a um tio de Sebastião de Carvalho e Melo, marquês de Pombal e conde de Oeiras. Fotografia © Carlos Manuel Martins/ Global Imagens
Sebastião José de Carvalho e Mello, marquês de Pombal, passava os fins de semana e as férias neste edifício em tons rosa em Oeiras, quando Oeiras era longe de Lisboa e uma zona de produção agrícola. Aqui fazia-se vinho de Carcavelos, azeite e cereais. O conselheiro do rei D. José I transformou um solar joanino herdado do tio num palácio inspirado no que de mais moderno se fazia na Europa no século XVIII. O único monumento nacional do concelho abre as portas ao público na segunda-feira.

"Tudo o que a vista alcançava era Quinta do Marquês de Pombal", diz Alexandra Fernandes, técnica de património, da divisão de cultura e turismo da câmara municipal de Oeiras (CMO), mostrando terraço do solar que dava para o terreiro do palácio. "É a linguagem do poder e não é preciso marketing político para o entender", explica, durante a visita guiada à imprensa pelas múltiplas divisões do palácio, salas de tetos altos e painéis de azulejos.

A propriedade pertence à CMO desde 2004, esteve ocupada pelo Instituto Nacional de Administração (INA) até 2009 e tem vindo a ser alvo de intervenções nos últimos anos. "Entre 3 e 4 milhões de euros", no total, segundo o presidente da autarquia, Paulo Vistas, entre recuperação da sala de jantar e pintura do Salão Nobre (ou Grande Sala Chinesa) e outras obras estruturais.

"Também estamos a fazer um estudo de patologias do Palácio para ir calendarizando as intervenções", acrescenta o autarca.

Antecipando a abertura ao público, nos dias 19, 20 e 21 de junho, as paredes do edifício enchem-se de imagens no espetáculo Noites no Palácio Encantado, entre as 22.00 e a 01.00.

Fotografia © Carlos Manuel Martins/ Global Imagens

por Lina Santos, in Diário de Notícias | 16 de junho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,299,848