Um evento apresentado pela Embaixada de Itália em Maputo, de 16 a 20 de junho.
De 16 a 20 de junho a Embaixada da Itália em Maputo apresenta 8 ½ Festa do Cinema Italiano, um evento que se realiza pela segunda vez na capital moçambicana no Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema e no Teatro Avenida.
Serão apresentados cinco filmes e duas atividades didáticas para os mais novos. Segundo o 8 ½ Festa do Cinema Italiano, "é muito importante poder voltar a Moçambique este ano para continuar o nosso percurso nos países lusófonos na apresentação de cinema italiano de qualidade. Moçambique é um país de grande relevância cultural e estamos por isso orgulhosos de poder incluir este evento no panorama cultural da cidade de Maputo. Esperamos despertar ainda mais o interesse do público pela cultura italiana a través da sétima arte. Este ano introduzimos uma novidade com a realização de atividades didáticas para crianças através do uso da imaginação e do jogo, graças à colaboração com a Escola Italiana de Maputo – Giovanni Falcone”.
8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento apresentado pela Embaixada de Itália em Maputo com o apoio de CMC África Austral lda, Rencotek, Wutivi Consultores, Terra Cimentos by Italcementi, Trevi Group, INAC – Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema, TVCine & Séries, Generali, Lavazza. O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma produção da Associação Il Sorpasso.
Na terça-feira, 16 de junho às 19h00 no Teatro Avenida, o festival abre com a exibição do filme “Capital Humano”, de Paolo Virzí, que entrelaça a ambição de ascensão social de um agente imobiliário da classe média, a aspiração a uma vida diferente de uma mulher rica e infeliz, e o desejo de amor verdadeiro de uma rapariga apaixonada e constantemente sufocada pelas pretensões do pai que um misterioso acidente na véspera de Natal irá complicar ainda mais os conflitos interiores de cada um dos elementos desta tragédia urbana. Baseado no livro Human Capital de Stephen Amidon, que, a partir dele, o realizador Paolo Virzì aproveitou para desenhar um outro retrato da Itália contemporânea.
Quarta-feira dia 17 de junho às 19h00 a festa continua no Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema com a projeção de "Basilicata Coast to Coast", de Rocco Papaleo, uma comédia musical picaresca onde um bando de músicos atravessa toda a região da Basilicata a pé, da costa do Mar Tirreno até à costa iónica, num percurso catártico, divertido e lunático.
Na quinta-feira 18 de junho a festa vai até à Escola Italiana de Maputo – Giovanni Falcone para apresentar a crianças e adultos uma personagem mítica da infância de todos os italianos e de todo o mundo: o Topo Gigio. Para conhecer esta personagem através do grande ecrã basta inscreverem-se mandando um email para reservas@festadocinemaitaliano.com e assim ter a oportunidade de construir uma história, onde as personagens são inventadas pelos pequenos participantes. Uma ocasião perfeita para os mais pequenos ficarem a conhecer o ratinho mais famoso da televisão italiana e para os mais velhos o recordarem. Lembramos que não é necessário conhecimento prévio de italiano.
No dia 18 de junho, às 19h00 o 8 ½ retorna ao Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema para mostrar o filme “I nostri ragazzi” de Ivano de Matteo, filme que conta a história de dois irmãos com feitios e vidas opostas - um célebre advogado e um pediatra empenhado socialmente - casados com mulheres permanentemente em luta uma com a outra, encontram-se há anos, uma vez por mês, num restaurante de luxo. Até que uma noite, as câmaras de segurança filmam um dramático episódio de violência.
Baseado no bestseller de Herman Koch, O Jantar (I nostri ragazzi) envolve e apaixona os espetadores numa franca batalha entre moral, prejuízo e proteção familiar, onde a escolha é bem mais difícil do que aquilo que parece.
Sexta-feira dia 19 de junho às 15h30 Topo Gigio vai fazer uma visita ao Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual para mais uma sessão dedicada aos mais novos e às 19h00 é altura para a divertida comédia de Carlo Mazzacurati, “La sedia della felicità” onde Bruna, uma esteticista com dificuldades económicas e Dino, um tatuador cuja loja está ao lado do salão dela são unidos pelo destino na busca de uma cadeira que poderá mudar radicalmente as suas vidas.
Para encerrar o festival, no dia 20 de junho às 19h00 o 8 ½ Festa do Cinema Italiano leva ao grande ecrã “Que estranho chamar-se Federico” da autoria de um dos maiores mestres do cinema italiano, Ettore Scola, que desenha um retrato de outro grande protagonista da sétima arte, Federico Fellini. Este documentário, estreado no Festival de Veneza, mistura ficção e imagens de repertório, numa homenagem especial ao génio de Fellini. O filme de Scola é uma investigação pessoal sobre a identidade fugidia do grande génio e também, uma longa reflexão sobre o humor e sobre a sua importância para a criação artística realizada por ocasião dos 20 anos da morte do realizador.
A entrada a todas as sessões é livre. Para as atividades didáticas é aconselhável reservar previamente através do endereço reservas@festadocinemaitaliano.com. Todas as novidades sobre o festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!