"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Campanha de crowdfunding para salvar a tela "A Última Ceia"

Agora já pode contribuir através da campanha de crowdfunding para salvar a tela "A Última Ceia" da autoria de Bento Coelho da Silveira, que se encontra no altar-mor da Igreja de São Cristóvão.

A ação, a decorrer na plataforma PPL Crowdfunding Portugal (http://ppl.com.pt/pt), conta com o apoio e envolvimento da Câmara Municipal de Lisboa e dos parceiros institucionais do projeto do Orçamento Participativo ARTE POR SÃO CRISTÓVÃO, nomeadamente a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a EGEAC e o Patriarcado de Lisboa.

Tela do século XVII, da autoria de Bento Coelho da Silveira (1617-1708) que se encontra no altar-mor da igreja de São Cristóvão. Desaparecida há várias décadas, a tela foi encontrada por detrás do altar-mor e uma parte significativa (cerca de um metro) está irrecuperável. O que resta precisa urgentemente de uma ação de conservação e restauro feita por equipa de profissionais creditados. A tela retrata a Última Ceia de Jesus e enquadra-se num cenário mais amplo composto por três imagens: Ultima Ceia, Bodas de Caná e o Sacrifício de David, retratando a teologia católica da Eucaristia como Sacrifício e Banquete. Esta iniciativa possibilitará a recuperação desta tela. Grande parte da intervenção decorrerá no local, possibilitando aos visitantes o acompanhamento dos trabalhos.

A Igreja de São Cristóvão, construída no século XVII, sobreviveu ao terramoto de 1755, mas poderá não sobreviver ao século XX. No seu interior, revestido a talha dourada, destacam-se as 36 telas da autoria de Bento Coelho da Silveira (1617-1708).

De forma a recuperar a igreja e as obras de arte que contam mais de 300 anos, a paróquia concorreu ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa e ganhou 75 mil euros para aplicar num programa de promoção e divulgação passível de captar a atenção.

Nasceu, então, o projeto ARTE POR SÃO CRISTÓVÃO de marketing cultural que inclui, entre outras atividades, um restauro ao vivo, o qual possibilitará ao publico a interação com os trabalhos e com os técnicos que o desenvolvem.

O valor total da obra para recuperação da igreja é de 1 milhão e 200 mil euros. O restauro das telas está orçamentado entre os 300 e os 350 mil euros.
 
Esta iniciativa possibilitará a recuperação desta tela. Grande parte da intervenção decorrerá no local, possibilitando aos visitantes o acompanhamento dos trabalhos.

SOBRE O PROMOTOR
O projeto Arte por São Cristóvão reúne vários parceiros: a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e as Associações Renovar a Mouraria, Movimento Amigos de São Cristóvão, Grupo Desportivo da Mouraria, Cozinha Popular da Mouraria e outros que têm manifestado o seu interesse em apoiar o projeto. 
A igreja de São Cristóvão e os seus paroquianos fazem um conjunto de iniciativas que pretendem encontrar apoios financeiros para levar a cabo uma obra que custará cerca de 1 milhão de euros.

ORÇAMENTO E PRAZOS
O orçamento total das obras de recuperação e restauro da Igreja de São Cristóvão deverá rondar 1 milhão e 200 mil euros.
A tela que pretendemos recuperar é a que se encontra em pior estado de conservação, sendo necessários 5.000€ para a sua recuperação. Todos os fundos angariados adicionalmente serão aplicados no restauro de outras telas igualmente em risco.
O projeto Arte por São Cristóvão prevê que a tela seja tratada no interior da própria igreja, à vista de todos os visitantes e que demore três meses a ser intervencionada.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,893,505