Paulo Branco homenageado pela Filmoteca da Catalunha
A partir do dia 10 de Junho, a Filmoteca da Catalunha receberá “As Lisboas de Paulo Branco”, uma retrospetiva que pretende homenagear a obra do produtor português e PAULO BRANCO estará presente na abertura deste ciclo.
No dia seguinte, 11 de junho, PAULO BRANCO irá receber o Prémio Marco Melani, em Itália, juntamente com BERNARDO BERTOLUCCI.
Todos os filmes exibidos neste ciclo da FILMOTECA DA CATALUNHA têm duas características em comum: foram produzidos por PAULO BRANCO e têm lugar na cidade Lisboa. A data de 10 de Junho foi propositada, por representar o dia em que se assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. LISBON STORY, de Wim Wenders é o primeiro filme a ser exibido, e será apresentado por PAULO BRANCO. O ciclo prolongar-se-á até ao dia 30 de junho e termina com uma sessão dupla na qual serão exibidos PHOTO, de Carlos Saboga, e TRÊS PALMEIRAS, de João Botelho. Esta homenagem conta com cerca de uma dezena de longas-metragens produzidas por PAULO BRANCO e assinadas por cineastas como WIM WENDERS, JOÃO CÉSAR MONTEIRO, MANOEL DE OLIVEIRA, PEDRO COSTA, FANNY ARDANT e MICHAEL STURMINGER, entre outros.
“AS LISBOAS DE PAULO BRANCO” conta com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Barcelona e do Instituto Camões de Barcelona. A programação completa e mais informações sobre este ciclo estão disponíveis no site da FILMOTECA DA CATALUNHA.
O Prémio MARCO MELANI será entregue no dia 11 de junho a PAULO BRANCO e BERNARDO BERTOLUCCI, numa cerimónia que terá lugar na localidade italiana de San Giovanni Valdarno. Após a entrega do prémio, será exibido o filme SILVESTRE, de João César Monteiro, produzido por PAULO BRANCO.
Ao longo do seu percurso, PAULO BRANCO já produziu centenas de filmes de alguns dos mais consagrados cineastas, afirmando-se como um dos mais importantes produtores de cinema independente em todo o mundo. Muitos desses filmes estiveram presentes nos principais Festivais internacionais, como os Festivais de Cannes e Veneza.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!