"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"HEREGES"

Leonardo Padura

O mais recente romance do maior escritor cubano

A Porto Editora publica, a 20 de fevereiro, Hereges, o mais recente romance de Leonardo Padura e, segundo o El País, «o cruzamento perfeito entre o romance histórico, o romance social e o policial».
Vencedor do X Prémio Internacional de Romance Histórico «Ciudad de Zaragoza», um dos mais importantes galardões do género, Hereges é um romance absorvente, protagonizado pelo detetive Mario Conde, sobre uma saga judaica que vai desde 1939 até aos nossos dias e que vem confirmar o autor como um dos narradores mais ambiciosos e internacionais da língua espanhola.

SOBRE O LIVRO
Em 1939, o S.S. Saint Louis, onde viajavam novecentos judeus fugidos da Alemanha, passou vários dias ancorado no porto de Havana à espera de autorização para desembarcar. Um rapaz, Daniel Kaminsky, e o tio aguardam no cais a saída dos familiares, confiantes de que estes tentariam os oficiais havaneses com o tesouro que traziam escondido: uma pequena tela de Rembrandt, na posse dos Kaminsky desde o século XVII. Mas o plano fracassou e o transatlântico regressou à Europa, levando consigo qualquer esperança de reencontro e condenando muitos dos seus passageiros.
Volvidos largos anos, em 2007, quando essa tela vai a leilão em Londres, o filho de Daniel, Elías, viaja dos Estados Unidos a Havana para descobrir o que aconteceu com o quadro e com a sua família. Só um homem como o investigador Mario Conde o poderá ajudar. Elías descobre então que o pai vivia atormentado por um crime, e que esse quadro, uma imagem de Cristo, teve como modelo outro judeu, que quis trabalhar no atelier de Rembrandt e aprender a pintar com o mestre.

O AUTOR


Iván Guiménez © Tusquets Editores

Leonardo Padura nasceu em Havana, em 1955. Licenciado em Filologia, trabalhou como guionista, jornalista e crítico, tornando-se sobretudo conhecido pela série de romances policiais protagonizados pelo detetive Mario Conde, traduzidos para inúmeras línguas e vencedores de prestigiados prémios literários, como o Prémio Café Gijón 1995, o Prémio Hammett em 1997, 1998 e 2005, o Prémio do Livro Insular 2000, em França, ou o Brigada 21 para o melhor romance do ano, além de várias distinções em Cuba. O seu anterior romance, O Homem que Gostava de Cães, já publicado na Porto Editora, foi também galardoado com inúmeros prémios, entre os quais o Roger Caillois, em 2011, tornando-se o primeiro autor cubano a ser distinguido, e o Prémio da Crítica Literária.

IMPRENSA

Padura transcende os limites do romance histórico e dignifica-o literariamente. É um deleite para qualquer leitor.
El Mundo

Talvez o maior mérito deste livro seja o de nos permitir desfrutar do melhor de Mario Conde, ao mesmo tempo que nos retrata com crueza e realismo o pior da perseguição aos judeus […], submergindo-nos simultaneamente na dura realidade cubana.
El País

Um romance magnífico, habilmente construído.
Livres Hebdo

Um notável trabalho de documentação […] uma intriga fascinante […] uma catástrofe humanitária repleta de paralelos históricos em território europeu […] uma clara advertência contra os fanatismos de todas as espécies […]
El Cultural

Título: Hereges
Autor: Leonardo Padura
Tradutor: Helena Pitta
Págs.: 544
PVP: 18,80 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,005