"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"UMA IDEIA DE FELICIDADE"

Luis Sepúlveda e Carlo Petrini

De que precisamos para sermos felizes?
Luis Sepúlveda e Carlo Petrini dão a resposta em Uma ideia de felicidade

No dia 7 de novembro, a Porto Editora publica um livro que nos propõe desacelerar o ritmo do quotidiano e tentar aproveitar as pequenas coisas que nos levam à felicidade. Em Uma ideia de felicidade, o escritor chileno Luis Sepúlveda e o fundador do movimento Slow Food, Carlo Petrini, abordam temas pertinentes numa conversa que alterna entre a política, a literatura e a gastronomia, sempre no pressuposto de que o prazer se alcança com a mesma lentidão e sabedoria dos caracóis. Os autores defendem que «a vida é breve, boa, e há um direito fundamental que é o direito à felicidade, que não se manifesta e não se deve confundir com uma espécie de direito natural a ficar rico, ou suplantar os outros. Falamos de uma outra felicidade. Satisfações pequenas, que valem muito».

SINOPSE

Mais ou menos meio segundo. É o tempo que um motor de busca demora a devolver-nos uma resposta – cerca de cento e trinta mil ocorrências (em português) ao pesquisarmos «uma ideia de felicidade». E, no entanto, a busca da felicidade não é, de todo, imediata. Alcançá-la é uma tarefa morosa, pausada, lenta. Quase tão lenta como a marcha de um caracol…
Carlo Petrini, o fundador do movimento Slow Food, parte dessa mesma ideia para propor a Luis Sepúlveda, autor do livro História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão, uma conversa tranquila onde se interligam memórias, experiências e reflexões sobre o que é a felicidade e como conquistá-la.
De um extremo ao outro da Terra, por entre histórias de grandes líderes e de heróis do quotidiano – e, posteriormente, como guias das suas próprias ideias-base para uma vida feliz – Petrini e Sepúlveda orientam-nos numa busca pelo direito ao prazer que é hoje o mais revolucionário, democrático e necessário dos objetivos do Homem.

OS AUTORES

Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Da sua vasta obra (toda ela traduzida em Portugal), destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar. Mas Mundo do Fim do Mundo, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos (Prémio Primavera de Romance em 2009), por exemplo, conquistaram também, em todo o mundo, a admiração de milhões de leitores. Do autor, a Porto Editora publicou recentemente Palavras em Tempo de Crise e História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão.

Carlo Petrini, presidente e fundador do movimento Slow Food, nasceu em Bra, Itália, em 1949. Cada vez mais frustrado com a industrialização da oferta de alimentos e a erosão da qualidade da comida que o rodeava, fundou em 1986 o Slow Food, a que preside, como forma de contestação à abertura de um McDonald's em Roma. Hoje, o movimento está presente em mais de 50 países e tem mais de 80 000 membros e simpatizantes. O carisma, paixão e convicção de Carlo Petrini refletem-se na popularidade do movimento e na filosofia do Slow Food, que procura a redescoberta de tradições culinárias autênticas pelo direito ao fruir do prazer e à felicidade.

IMPRENSA

A tese básica [deste livro] é que temos de trazer a comida, e formas diferentes de a consumir, para o centro das nossas vidas. E que comer melhor é um direito […] de todos os habitantes do planeta.
L’Espresso / La Repubblica

Até mesmo a felicidade se tornou uma coisa rara, quase tabu, sufocada pelas crises económicas, políticas e morais. É preciso coragem para falar sobre ela. [...] O grande escritor chileno e o "pai" do Slow Food têm em comum o valor do tempo, a necessidade da poesia e a consciência como guia para cada ação.
Raffaella Caprinali

Um hino à vida, para conquistar o direito de desfrutar da sua própria existência, saboreando cada momento com prazer, lentamente.
www.recensionelibro.it

Título: Uma ideia de felicidade
Autor: Luis Sepúlveda e Carlo Petrini
Tradutor: Regina Valente
Págs.: 119
PVP: 14,40 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,609