"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"POESIA PRESENTE"

António Ramos Rosa

Poesia Presente, de António Ramos Rosa
Antologia de um dos poetas mais marcantes do século XX em Portugal

No dia 3 de outubro, a Assírio & Alvim publica Poesia Presente, uma antologia poética de António Ramos Rosa, preparada por Maria Filipe Ramos Rosa, que recupera o título de um projeto de antologia não concretizado que tinha sido, em tempos, idealizado pelo autor.
Falecido em 2013, António Ramos Rosa deixou-nos uma obra poética grandiosa, pela sua qualidade e pela sua extensão.
No prefácio a este livro, José Tolentino Mendonça diz, de António Ramos Rosa, ter sido alguém «[…] que construiu um corpus poético absolutamente invulgar, em qualidade e em dimensão, com quase oito dezenas de tomos, mas que muito poucos terão lido e acompanhado integralmente, o que fez com que tivesse saído, em grande medida, da zona de controlo da crítica literária, do radar dos média e dessa recensão condescendente trazida, em cada estação, pelo gosto dominante. Tinha estatuto cultural e reconhecimento, mas não se instalou aí a gerir prudentemente, como outros, a carreira literária. A  esse nível, a sua relação com a poesia era desarmada de qualquer cálculo […]».

Algumas páginas deste livro estão disponíveis aqui, e o índice aqui.

Sobre o autor

Destacado poeta e crítico português nascido em Faro em 1924. Foi militante do Movimento de União Democrática e conheceu a prisão política. Trabalhou como tradutor e professor, tendo sido um dos diretores de revistas literárias como Árvore e Cassiopeia.
O seu primeiro livro de poesia, O Grito Claro, foi publicado em 1958.
Autor de uma vastíssima obra poética, é ainda autor de ensaios, entre eles A Poesia Moderna e a Interrogação do Real (1979-1980). Em 1988 foi distinguido com o Prémio Pessoa. Faleceu em Lisboa, a 23 de setembro de 2013.

Título: Poesia Presente
Autor: António Ramos Rosa
Organização: Maria Filipe Ramos Rosa
Prefácio: José Tolentino Mendonça
N.º de Páginas: 376
PVP: 19,90 €
Coleção: Documenta Poética

Agenda
Música

Concerto de Reis

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva 8 Jan 2025  |  18h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,972,241