"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"DÍLI, A CIDADE QUE NÃO ERA"

Ximenes Belo

D. Ximenes Belo, Nobel da Paz percorre os 150 anos de história de Díli e, de permeio, de Timor-Leste.

“É preciso amar o espaço para o descrever tão minuciosamente” (in Prefácio, por Marco Dias da Silva).

Díli, a cidade que não era é o novo livro de Monsenhor Ximenes Belo, com o qual o Nobel da Paz consegue fazer desaparecer a distância que separa aquela cidade do nosso país, apresentando aos leitores a “primeira e a única cidade de Timor-Leste”.

Os alicerces da construção de Díli espelham-se neste livro numa vasta tela da memória que se estende desde tempos imemoriais à modernidade. De pequena aldeia piscatória a cidade cosmopolita, esta narrativa acompanha de perto o caminho percorrido ao longo de 150 anos pela primeira e única cidade de Timor-Leste. Nas páginas deste livro testemunha-se também o silêncio das ruínas que, longe de perpetuarem o fim, anunciam a revelação do início da cidade que não era.

Como se pode ler no prefácio assinado por Marco Dias da Silva, este livro “é mais um contributo para a memória coletiva de um jovem país independente, para a criação de referências culturais relativas ao património arquitetónico da cidade de Díli, para o reforço da identidade e entendimento da idiossincrasia timorense e estabelecimento de normas protetoras da diversificação cultural nacional, salvaguardando sempre o património intangível edificado”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,727