"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"DIÁRIO DE UM SARGENTO – MEMÓRIAS DE ANGOLA (1896-1898)"

Adriano Parreira

Manuscrito traz a Angola do Séc. XIX aos nossos dias

O testemunho verídico do quotidiano de um sargento português, que apresenta um quadro impressivo da Angola dos finais do século XIX.

Adriano Parreira estava numa das salas de trabalho do LISHCNRS, em Paris, quando foi surpreendido com a entrega em mãos de um manuscrito com o título Diários:1897 a 1898 – África e Guerra. Foi em outubro de 1985, mas foram precisos 22 anos para que o investigador, professor catedrático e primeiro
Embaixador angolano junto às Nações Unidas lesse, enfim, o manuscrito e percebesse o seu inegável valor histórico.

Diário de um Sargento – Memórias de Angola (1896-1898) reflete o profundo e meticuloso trabalho de Adriano Parreira na transcrição e anotação do manuscrito do segundo-sargento António d’Araújo, um descendente de uma família aristocrata caída em desgraça. Inconformado com a sua condição, António d’Araújo encontrou em África o ambiente propício para a sua personalidade complexa, excêntrica e exuberante, como se percebe ao longo de um diário através do qual narra as suas aventuras e desventuras por terras de Angola.

O AUTOR

Adriano Parreira nasceu no Namibe, Angola. Obteve o grau de Fil. Lic. na Universidade de Uppsala, na Suécia. Foi investigador do LISHCNRS, Paris, e do IICT, em Lisboa, tendo lecionado Antropologia, Sociologia e História de Angola na Universidade Nova de Lisboa.
Foi diretor da Revista de Informática para as Ciências do Homem, Full Bright e Visiting Fellow do Departamento de História da Universidade de Johns Hopkins, Baltimore, EUA. É autor de vasta bibliografia de Etnologia e História de Angola.
Participou em inúmeras conferências e apresentou diversas comunicações em Portugal e no estrangeiro. Foi embaixador de Angola junto às Nações Unidas e Organizações internacionais em Genebra.
Adriano Parreira é membro correspondente da Academia Portuguesa da História e de diversas Associações académicas nacionais e estrangeiras.

Título: Diário de Um Sargento – Memórias de Angola
Autor: Adriano Parreira
Págs: 240
PVP: € 14,40
PVP WOOK.PT: € 12,96

Agenda
Música

Concerto de Reis

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva 8 Jan 2025  |  18h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,990,364