"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"OS AFLUENTES DO SILÊNCIO" e "OBSCURO DOMÍNIO"

Eugénio de Andrade

Novas edições de Eugénio de Andrade
Os Afluentes do Silêncio e Obscuro Domínio chegam às livrarias a 11 de outubro

Desde o ano passado que a Assírio & Alvim tem vindo a publicar a obra de Eugénio de Andrade, devolvendo às livrarias nacionais os livros do autor. No dia 11 de outubro são lançadas as novas edições de Os Afluentes do Silêncio e de Obscuro Domínio.

Os Afluentes do Silêncio constitui uma das raras incursões de Eugénio de Andrade no território da prosa, em conjunto com outros dois livros a publicar brevemente pela Assírio & Alvim: Rosto Precário e À Sombra da Memória. Uma prosa «nítida como um muro de cristal, rolada como os seixos musicais, fugindo em claras, esbeltas cadências, direita, pausada e firme», como nos diz tão eloquentemente Nuno de Sampayo. O prefácio a esta edição, cuidadosamente revista, é assinado por João de Mancelos que, sobre Eugénio de Andrade, diz que «O tempo saberá recordar este homem com coração de pássaro.»

Já a presente edição de Obscuro Domínio, publicado pela primeira vez em 1972, inclui um magnífico prefácio do poeta António Ramos Rosa, para quem «Obscuro Domínio é mais um belo livro de Eugénio de Andrade, um livro em que se nos deparam belíssimos poemas, e talvez alguns dos mais magníficos de toda a sua obra.»

A Assírio & Alvim publicou já os seguintes livros: Primeiros Poemas · As Mãos e os Frutos · Os Amantes sem Dinheiro; As Palavras Interditas · Até Amanhã; Coração do Dia · Mar de Setembro; Ostinato Rigore e História da Égua Branca.

Sobre o Autor

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão. Em 1947 ingressou na função pública, como funcionário dos Serviços Médico-Sociais, e em 1950 fixou residência no Porto. Manteve sempre uma postura de independência relativamente aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética. Revelou-se em 1948, com As Mãos e os Frutos, a que se seguiria, em 1950, Os Amantes sem Dinheiro (já publicados pela Assírio & Alvim). Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles o Prémio Camões, em 2001.

Título: Os Afluentes do Silêncio
Autor: Eugénio de Andrade
Prefácio: João de Mancelos
N.º de Páginas: 208
PVP: 14,40 €

Título: Obscuro Domínio
Autor: Eugénio de Andrade
Prefácio: António Ramos Rosa
N.º de Páginas: 88
PVP: 11,10 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,766,085