"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A LIBERDADE DE PÁTIO"

Mário de Carvalho

Novo livro de Mário de Carvalho
A liberdade de pátio será apresentado no festival literário Escritaria

Após O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, considerado pela crítica um dos melhores livros de 2012, a Porto Editora lança A liberdade de pátio, o novo livro de Mário de Carvalho. Nas livrarias a partir do dia 27 de setembro, esta novidade vai ser apresentada no início de outubro no festival literário Escritaria, onde Mário de Carvalho será o escritor homenageado.

As paixões, a resignação, a angústia ou a melancolia são alguns dos temas destas histórias que decorrem em universos diversos, a que o autor já nos habituou, sempre numa linguagem cuidada, sarcástica, rica e cortante.
O festival Escritaria decorre nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Penafiel.

O livro
Um homem é incumbido de transportar uma estranha caixa contendo uma cabeça. Um excelso professor vê-se condenado a passar o resto dos seus dias numa prisão deveras invulgar. A história por detrás da internacionalização de uma das maravilhas culinárias de Portugal. Quatro professores reformados que o destino uniu num jardim municipal decidem aliar as suas bibliotecas. Um frequentador assíduo do metro calha em faltar com a sua palavra, despertando a indignação de um dos funcionários. Um comandante da Marinha incapaz de aceitar um não. As memórias da iniciação sexual de um jovem, num tempo em que os tios tomavam a seu cargo essa tarefa. Sete contos. Sete histórias que representam a multiplicidade de registos na escrita inigualável de Mário de Carvalho.

O autor

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa em 1944. O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico. Desde então, tem praticado diversos géneros literários, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Nas diversas modalidades de Romance, Conto e Teatro, foram atribuídos a Mário de Carvalho os prémios literários portugueses mais prestigiados (designadamente os Grandes Prémios de Romance, Conto e Teatro da APE, o prémio do Pen Clube e o prémio internacional Pégaso). Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas.

Sobre A liberdade de pátio

A liberdade de pátio é composto por sete contos carregados de ironia, barroco, insinuações, dissimulação e até melancolia.
Francisco José Viegas

Mário de Carvalho é um excelente observador da realidade portuguesa e um contador estimulante das histórias que fazem o dia a dia de muitos de nós. Neste livro deixa-nos sete histórias diferentes que acabam por ser viagens certeiras e irónicas ao mundo e a todos os que por aqui vão tentando sobreviver.
Jornal de Negócios

Um irónico e por vezes divertido olhar sobre a sociedade em que vivemos. Cheio de metáforas e entrelinhas.
Jornal de Letras

Título: A liberdade de pátio
Autor: Mário de Carvalho
Págs.: 104
PVP: 13,30 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,766,066