"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"TRINTA ÁRVORES EM DISCURSO DIRECTO"

António Bagão Félix

Novo livro de António Bagão Félix
Trinta árvores em discurso directo é apresentado no primeiro dia da Primavera

O interesse e entusiasmo de António Bagão Félix pela área da botânica, a investigação sobre árvores e a descoberta das características e especificidades de cada uma deram origem ao seu mais recente livro, Trinta árvores em discurso directo, que será publicado e apresentado no Dia da Árvore, 21 de março, o primeiro dia da Primavera.
Trinta árvores em discurso directo é mais do que um guia, é um livro original e cuidadosamente ilustrado, em que se apresentam trinta das mais fascinantes e conhecidas árvores portuguesas, autobiografando-se e revelando factos curiosos das suas ligações à cultura e à arte. Este livro inclui ainda um glossário de nomenclatura botânica e um quadro das árvores protegidas em Portugal.

O LIVRO

«Este livro é um preito singelo de quem vê nas árvores um código universal de respeito pela vida e nelas encontra civilidade, paz, ágape, sensualidade. Escolhi trinta delas e convidei-as, com a minha ajuda, a apresentarem-se ao leitor. Com alforria, sem constrangimentos, cada uma delas descreve-se na forma, na essência e nas circunstâncias. E revela-se nas envolventes relativas à sua família botânica, mas igualmente em pinceladas da sua relação com a cultura popular, a arte nas suas diferentes expressões, a poesia e a literatura, as religiões e as tradições, a toponímia e a onomástica, a história e outras abordagens. Porque, afinal, a vida é tudo isto, mesmo para uma árvore.»

O AUTOR

  António Bagão Félix nasceu em Ílhavo em 1948. Economista, é atualmente Professor Catedrático convidado na Universidade Lusíada. Ministro e Secretário de Estado em vários governos do Portugal democrático nas áreas das Finanças, da Segurança Social, do Trabalho e do Emprego. Desempenhou também múltiplos cargos em instituições, tendo sido, nomeadamente, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nas áreas da banca e dos seguros, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias instituições de solidariedade social. É atualmente membro do Conselho de Estado. Tem publicados muitos trabalhos e reflexões de âmbito técnico, profissional e religioso e é também autor de Do lado de cá, ao deus-dará, editado em 2002 pela editora Sopa de Letras, e de O cacto e a rosa, em 2008, na Sextante Editora.

Título: Trinta árvores em discurso directo
Autor: António Bagão Félix
Págs.: 272
PVP: € 19,90

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,769,070