"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"HORA DO CONTO"

V. A.

Chegou a Hora do Conto
Histórias de autores portugueses para crianças e educadores de infância

A Porto Editora publica, a 1 de outubro, quatro histórias destinadas a crianças em idade pré-escolar e, claro, a educadores de infância. Os autores da coleção Hora do Conto são portugueses e abordam, nestas obras, temáticas relacionadas com o universo de conhecimentos próprios da pré-escola.

Cada dia… sua magia, de Lourdes Custódio, Coisas de bichos, de Fernando Mendonça, A ovelha que fazia múuu, de Isabel Fernandes Pinto, e Casinha de bonecos, de Maria Inês Almeida, são os livros que integram esta coleção, que tem como grande mais-valia a diversidade. Os autores exploram temáticas diferentes, através de tipologias de texto também distintas. Há prosa, há poesia e há teatro. E, nelas, tanto existe rima, como existe humor, apelo à imaginação e estímulo à criatividade – ingredientes essenciais para esta faixa etária.

Naturalmente, também as próprias ilustrações, de Sónia Cântara, Zeka Cintra, Luciana Bicalho e Joana Quental têm estilos bastante distintos e que, por isso, enriquecem os livros.

No final de cada título, existem sugestões de atividades para que pais e educadores de infância possam continuar a explorar as respetivas temáticas.

Os Livros

CADA DIA… SUA MAGIA, de Lourdes Custódio (ilustrações de Sónia Cântara)
Dar a cada dia a sua magia, criativa, diferente mas sempre divertida é a aposta deste livro dedicado às crianças que pode constituir uma mais-valia a quem as ajuda a crescer – pais, educadores, professores, animadores… Os textos abrem caminhos à exploração de aspetos relacionados com cada data a celebrar sem nunca esquecer valores como o amor, a liberdade, a solidariedade e a amizade, não apenas pelos outros mas também pelos animais e pela Natureza. A existência de dias especiais
torna-se uma excelente razão para partilhar, aprender, sorrir e ser feliz. Inclui sugestões de atividades.

Lourdes Custódio nasceu em Luanda, em 1960, e vive na Figueira da Foz. É educadora, formada pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra. Até ao momento, a sua obra no domínio da escrita para a infância inclui mais de duas dezenas de títulos, muitos deles recomendados no Plano Nacional de Leitura. Em 2003, o seu livro As filhotas de D. Centopeia venceu o concurso internacional El libro de los cuentos del mundo, atribuído pela Associación Mundial de Educadores Infantiles, sediada em Madrid.

COISAS DE BICHOS, de Fernando Mendonça (ilustrações de Zeka Cintra)
E se a formiga tivesse um carrinho de supermercado para transportar a comida para todo o lado? Ou se a toupeira usasse uma palhinha para respirar para não ter falta de ar? Será que o chimpanzé fica mais feliz se tirar macacos do próprio nariz? Todos os bichos têm as suas características. E nós podemos divertir-nos a imaginar os bichos nas mais diversas situações, juntando-lhes ‘coisas’ da nossa imaginação… Coisas de bichos é uma história em forma de verso que apela ao sentido de humor dos mais
novos, despertando-lhes a criatividade. Inclui sugestões de atividades.

Fernando Mendonça nasceu em 1968 e vive em Estarreja.
É licenciado em História, na variante de História da Arte, pela Universidade de Coimbra e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade de Aveiro. Foi vereador da Cultura, Educação, Juventude, Desporto e Ação Social na Câmara Municipal de Estarreja e exerceu os cargos de adjunto e chefe de gabinete do governador civil de Aveiro. Foi jornalista, professor e, atualmente, é diretor da agência de arte WE ART.

A OVELHA QUE FAZIA MÚUU, de Isabel Fernandes Pinto (ilustrações de Luciana Bicalho)
Esta ovelha apareceu na aldeia de Campo Benfeito, distrito de Viseu. Começou a rondar a imaginação da sua inventora quando ela percebeu que, de um outeiro da serra do Montemuro, o céu era diferente todas as manhãs e que, ao fim da tarde, no regresso dos trabalhos e dos pastos, as ovelhas baliam de formas distintas. Pensou então que o som homogéneo de um balido igual não existe, senão numa leitura distante das coisas reais. Foi então que a ovelha que fazia múuu lhe apareceu e veio mostrar que ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é. Inclui sugestões de atividades.

Isabel Fernandes Pinto nasceu no Porto, em 1980. É licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE-IPP, tendo complementado a sua formação de atriz no Laboratoire de Recherches Théâtrales, sediado em Estrasburgo. É também licenciada em Arquitetura pela FAUP, tendo colaborado em gabinetes nacionais e franceses.

É atriz, contadora de histórias e autora de contos e textos para teatro. Em 2005 criou o projeto Faunas – teatro portátil dirigido a jovens – onde escreve, encena e interpreta, que tem levado a várias escolas, bibliotecas e auditórios.

CASINHA DE BONECOS, de Maria Inês Almeida (ilustrações Joana Quental)
Bia e os seus amigos do jardim de infância ficam muito contentes quando conseguem construir uma casinha de bonecos só recorrendo a coisas já usadas, que iam ser deitadas fora. Com embalagens diversas, cola e tintas, deitam mãos à obra, e ficam muito contentes com o resultado. Uma história acerca da imaginação infantil aplicada à criatividade, ou de como do velho se faz novo. Inclui sugestões de atividades.

Maria Inês Almeida nasceu em Lisboa, em 1978.
É jornalista, tendo tirado o curso de Comunicação Social na Universidade Católica. Em 2005 ganhou o Prémio Valorsul com a Reportagem “O Lixo do Dia” e em 2006 foi-lhe atribuído o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas. Tem vários livros infantis editados, um deles foi nomeado para Melhor Livro Infantojuvenil de 2011, pela SPA. Recentemente, iniciou-se na literatura juvenil, ao lado de Joaquim Vieira, com a coleção Duarte e Marta, da Porto Editora.

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,769,675