"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"DA ÍNDIA, COM AMOR"

Júlia Nery

500 anos após a presença portuguesa em Goa, a Sextante Editora publica, no dia 24 de maio, um novo romance histórico de Júlia Nery, Da Índia, com amor, um extraordinário e desconhecido testemunho da vida das mulheres portuguesas na Carreira da Índia.
Narrado sob o ponto de vista de uma mulher nobre portuguesa que se vê obrigada a sair da sua terra natal, Da Índia, com amor remete-nos para a Goa do século XVI, onde nos cruzamos com personalidades ímpares da nossa História, como D. Afonso de Albuquerque, S. Francisco Xavier, D. João de Castro e o próprio Luís de Camões.
Júlia Nery tem já uma vasta obra sobre diferentes épocas e lugares. O seu romance anterior, Crónica de Brites, sobre a Padeira de Aljubarrota, foi publicado pela Sextante Editora em 2008.

O LIVRO

Da Índia, com amor dá-nos as cores, formas, luz e sombras das figuras, ambientes e emoções de um vasto painel da presença dos portugueses em Goa, na época da sua afirmação no Oriente. Com Joana e Violante, órfãs d’el-rei, viajamos na Carreira da Índia. Joana nos fará testemunhas da sua viagem interior, por dentro da saudade, amor e aventuras, dúvidas de si e da sua fé, abalada pelo confronto com outra cultura, até ao momento em que, naufragada, despojada, perdida em terras de cafres, ouvimos as últimas palavras da sua narrativa: sei quem sou. A narração do futuro caberá a outros.

A AUTORA

De raízes beirãs, Júlia Nery, nasceu em Lisboa no século xx e vive numa aldeia perto de Cascais, onde foi professora do ensino secundário e deputada à Assembleia Municipal. Publicou a sua primeira obra de ficção em 1984: Pouca terra… poucá terra... Conciliando o seu trabalho de professora, de formadora na área específica da Didática da Língua e de dinamizadora de oficinas de escrita, continuou a publicar obras de ficção e de teatro: O cônsul, O plantador de naus a haver (Prémio Eça de Queirós, 1994), Na casa da língua moram as palavras, Infantas de Portugal, Valéria, Valéria, www.morte.com, O segredo perdido, Crónica de Brites, Aquário na gaiola, os dois últimos editados pela Sextante.
Tem obra traduzida em francês e alemão.

IMPRENSA

Júlia Nery sabe engendrar histórias, sabe contá-las e, sobretudo, sabe escrevê-las.
Luiz Fagundes Duarte

… [um] livro admirável, com voz e corpo, sentimentos e ansiedades. Um livro a não perder.
Elle [sobre Crónica de Brites]

Crónica de Brites, retratando a vida aventurosa de Brites de Almeida, a «Padeira de Aljubarrota», constitui-se como uma narrativa de cunho clássico, com utilização vernacular da língua. Júlia Nery trabalha com sucesso a língua portuguesa […], realçando o efeito de verosimilhança histórica desejado.
Miguel Real [idem]

Embora nunca nomeado, o herói d’O cônsul existiu mesmo.
É Aristides de Sousa Mendes. E o romance tem por argumento o caso histórico vivido por esse diplomata português, recriado de modo magistral por Júlia Nery. A estória da História foi bem servida por uma linguagem forte, uma bela voz assinada, que nos deixa em suspenso à espera de um próximo romance.
Helena Barbas [sobre O cônsul]

Título: Da Índia, com amor
Autor: Júlia Nery
Págs.: 248
PVP: € 14,90

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,772,825