"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O QUARTO DE JACK"

Emma Donoghue

Aplausos para O Quarto de Jack
Livro de Emma Donoghue aclamado pelos leitores e pela crítica

A Porto Editora publica, a 13 de outubro, um livro que tem conseguido reunir um raro consenso entre a crítica e um público bastante vasto: O Quarto de Jack, de Emma Donoghue. Finalista do Man Booker Prize e do Orange Prize, esta obra tem ocupado lugares cimeiros nos tops de vendas dos países em que já foi editado.

Após quase duas décadas de vida literária, a escritora de quarenta e um anos alcançou o reconhecimento internacional com este O Quarto de Jack. A crítica rendeu-se de imediato ao livro. O também escritor Michael Cunningham afirmou, lapidarmente: «O Quarto de Jack é uma raridade, uma completa e original obra de arte». Por cá, o jornalista e crítico literário José Mário Silva considerou-o «um romance espantoso», «poderoso e comovente, sem ser sentimental».

O Quarto de Jack (Room, na versão original) foi apontado como favorito a prémios como o Orange ou o Booker (cujo vencedor foi A Questão Finkler, de Howard Jacobson, também publicado pela Porto Editora), não ganhou, mas conseguiu a principal vitória: o reconhecimento dos leitores. Nos EUA, já está há quase trinta semanas no sempre almejado top do The New York Times.

SINOPSE
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.

   A AUTORA
Emma Donoghue é escritora de romances históricos e contemporâneos. Nasceu em Dublin, onde viveu durante vinte anos, até ir viver para Inglaterra – para estudar em Cambridge – e depois para o Canadá. Mudou-se há poucos dias para França.
O Quarto de Jack é o seu título mais conhecido, mas Emma já escreve desde os vinte e três anos e a sua carreira como escritora conta com alguns bestsellers, como Slammerkin, The sealed letter, Landing, Life-Mask, Hood e Stir-Fry.
A título de curiosidade, refira-se que o pai de Emma Donoghue, que também era crítico literário, foi professor de Henry James na faculdade.
Ligações: www.emmadonoghue.com e www.roomthebook.com.


IMPRENSA

O Quarto de Jack é uma raridade, uma completa e original obra de arte.
Michael Cunningham

Adorei O Quarto de Jack. É de uma imaginação incrível e de um estilo de linguagem deslumbrante. E, no meio de tudo isto, um miúdo totalmente credível e encantador. Diferente de tudo o que li até hoje.
Anita Shreve

Poderoso e comovente, sem ser sentimental. Um romance espantoso.
José Mário Silva


Título: O Quarto de Jack
Autor: Emma Donoghue
Tradução: Cristina Correia
Págs: 336
Capa: mole com badanas
PVP: 16,60 €

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,772,611