"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O SABOR DOS CAROÇOS DE MAÇÃ"

Katharina Hagena

Depois de ter publicado vários livros infantis e um ensaio sobre a obra de James Joyce, Katharina Hagena aventurou-se finalmente pelos caminhos do romance. O Sabor dos Caroços de Maçã, que a Porto Editora publica a 9 de junho, foi extremamente bem recebido na Alemanha e em França.

Vinte e uma semanas de permanência nos tops franceses, mais de setecentos mil exemplares vendidos na Alemanha e direitos internacionais vendidos para vinte e um países. Assim se resume o sucesso do envolvente romance de estreia desta escritora natural de Karlsruhe. A linguagem é invulgarmente poética sem nunca cair no kitsch. Em termos de enredo, Hagena mistura os destinos de três gerações, os acontecimentos marcantes com a força metafórica do lugar – a casa e o jardim –, num romance sobre a relação entre memória e esquecimento.

O Enredo

Um romance mágico que apela aos cinco sentidos. Três gerações de mulheres numa história repleta de segredos, de relações perigosas e amizades inesperadas, de nostalgia e esperança. Bootshaven, Norte da Alemanha. O cheiro a maçãs é intenso e envolve a antiga casa e o jardim. Um perfume que leva Iris, bibliotecária em Friburgo, de regresso aos tempos de criança. Muitos anos passaram, mas tudo parece como dantes: a casa na orla do bosque, as groselheiras brancas, os tapetes de miosótis abafados pelas ervas daninhas. Um jardim mágico, dominado pela velha macieira, debaixo da qual as mulheres da família Lünschen conheceram o amor, a amizade... e a morte.

Iris recorda o terrível e misterioso acidente que vitimou Rosmarie, a sua prima querida, com apenas 15 anos. O que estava ela a fazer no telhado do jardim de inverno? E o que lhe teria tentado dizer?

A Autora

Katharina Hagena nasceu em 1967 em Karlsruhe.
Estudou Literatura Inglesa e Germânica em Marburgo, Londres e Friburgo, foi investigadora na Fundação James Joyce e lecionou no Trinity College em Dublin e na Universidade de Hamburgo, onde atualmente vive e trabalha como escritora freelancer.
Publicou diversos livros infantis e um ensaio sobre a obra de James Joyce. O Sabor dos Caroços de Maçã é o seu primeiro romance.

Imprensa

Uma absoluta obra-prima.
Le Nouvel Observateur

Um livro que cheira a verão, a maçãs e a groselhas. O Sabor dos Caroços de Maçã é um romance melancólico e reconfortante sobre a memória.
Die Zeit

A sua música sensível e sensual não se assemelha a nenhuma outra.
L’Express.fr

Se, nas entrelinhas, o leitor sente o cheiro a “maçãs e velhas pedras”, é porque a autora (…) consegue de forma soberba dar vida à recordação. Esta maçã saboreia-se inteira, mesmo com os caroços.
ELLE

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,029,713