"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

HHhH = OPERAÇÃO ANTROPÓIDE

Laurent Binet

HHhH = Himmlers Hirn heiβt Heydrich

Prémio Goncourt 2010 para 1.º romance, HHhH, de Laurent Binet, tem como tema o assassinato de Heydrich

Laurent Binet, autor revelação francês, assina HHhH – Operação Antropóide, vencedor do Prémio Goncourt 2010 para 1.º romance e que a Sextante Editora publica a 14 de abril.

Fascinado pela Segunda Guerra Mundial, Laurent Binet escreve um magnífico romance sobre o assassinato de Reinhard Heydrich, o chefe dos Serviços Secretos nazis e braço-direito de Himmler, comandante das Schutzstaffel (SS) e uma figura-chave na preparação do Holocausto.

O autor estará em Portugal para o lançamento do seu romance, primeiro no evento LeV – Literatura em Viagem, em Matosinhos, e depois no Instituto Franco-Português, em Lisboa, cuja apresentação estará a cargo de Manuel Alegre.

SINOPSE
Praga, Primavera de 1942, Operação Antropóide: dois paraquedistas checoslovacos são encarregados de assassinar Reinhard Heydrich, o chefe dos Serviços Secretos nazis e da Gestapo, «o homem mais perigoso do Terceiro Reich». Heydrich era o braço-direito de Himmler e o chefe de Eichmann, e os nazis brincavam com o acrónimo HHhH: Himmlers Hirn heißt Heydrich, o cérebro de Himmler chama-se Heydrich.
Todos os personagens deste livro existiram ou existem ainda. Todas as factos relatados são autênticos. Mas por detrás dos preparativos do atentado, uma outra batalha tem lugar, a que a ficção romanesca trava com a verdade histórica. E é necessário levar a história até ao fim.

   O AUTOR
Laurent Binet tem 38 anos. Cumpriu o serviço militar na Eslováquia e viveu em Praga. É professor de língua francesa em Seine-Saint-Denis e encarregado de curso na universidade. Com HHhH venceu o Prémio Goncourt para 1.º romance.

IMPRENSA

As cem últimas páginas são extraordinárias. Primeiro romance, golpe de mestre.
Le Figaro

Formidável, magnífico!
Claude Lanzmann, realizador de Shoah

Binet sabe que a escrita é uma aposta ambígua, que exige uma ética da linguagem e uma moral da forma. O seu primeiro romance demonstra-o magnificamente.
Le Monde des Livres

Notável primeiro romance.
Nouvel Observateur

Laurent Binet presta uma magnífica homenagem aos dois autores do atentado, Kubiš e Gabcík, sempre no seu estilo desconcertante.
L’Express


A Segunda Guerra fascina-me porque condensa tudo o que há de pior e de melhor na humanidade. É a tragédia das tragédias, a maior epopeia da História, o romance infinito, um reservatório de histórias terríveis, patéticas, esplêndidas, heróicas, que parece não se esgotar nunca. É mais forte que a Ilíada, mais forte que Ésquilo, mais
forte que tudo. É o terror e a piedade, e para mais é tudo verdade.
Laurent Binet

Seria bom que muita gente lesse este livro. Provar-se-ia que um primeiro romance pode obter de imediato um êxito inteiramente merecido. Provar-se-ia também que Laurent Binet consegue, desde o início, impor o seu estilo, a sua escrita, a sua maneira muito original de contar um episódio trágico da Segunda Grande Guerra.
Bernard Pivot, da Academia Goncourt


Título: HHhH – Operação Antropóide
Autor: Laurent Binet
Tradutor: Manuela Torres
Págs: 304
PVP: € 16,60

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,772,728