Publicações
ROMA - EXERCÍCIOS DE RECONHECIMENTO
Vai poder viajar até à capital do Império Romano com António Mega Ferreira através de Roma – Exercícios de Reconhecimento.
Este livro não se limita a descrever uma cidade, oferece-nos uma viagem por entre histórias e lendas, contadas de forma apaixonante, e dá-nos a conhecer as arquitecturas e as obras de arte de uma cidade simultaneamente antiga e contemporânea. Roma – Exercícios de Reconhecimento é agora reeditado e conta com um novo capítulo sobre Bomarzo.
Este livro está ilustrado com gravuras do Piranesi e inclui, no final, sugestões de restaurantes, lojas, museus e hotéis, e um espaço para «Notas do Viajante».
O enredo
Cada viajante constrói, das cidades que ama, uma ideia que raramente coincide com a lógica da geografia urbana. Na sua forma de amar uma cidade, desenha percursos, associações imaginárias, mitos instrumentais que o fazem ver fachadas, os monumentos, as praças e as gentes de uma determinada zona como os melhores sinais identificadores do espírito do lugar.
Este livro podia, à primeira vista, ser confundido com mais um guia de viagem sobre uma cidade.
Não deixa de o ser, mas é bem mais do que isso. Roma leva-nos numa viagem, transportando-nos para histórias e lendas que mitificam esta cidade, e dá-nos a conhecer os seus ex-libris de uma forma íntima e apaixonante, pela voz de António Mega Ferreira, que diz amar esta cidade acima das outras, porque Lisboa não está a concurso.
O autor
António Mega Ferreira é autor de mais de duas dezenas de títulos de ficção, ensaio e poesia. Foi jornalista de 1975 a 1986, nos jornais Jornal Novo, Expresso e O Jornal, e na RTP, onde chefiou a redacção da Informação do segundo canal. De 1983 a 1985 foi chefe de redacção do JL – jornal de letras, artes e ideias, semanário literário. Foi Director Editorial do Círculo de Leitores (1986/88) e fundou e dirigiu a revista literária Ler.
Chefiou a candidatura de Lisboa à EXPO’98 e foi comissário executivo da Exposição Mundial e membro do respectivo conselho de administração. Dirigiu a representação portuguesa à Feira do Livro de Frankfurt de 1997, em que Portugal foi paístema, e comissariou as exposições «Viagem ao século XX»
(CCB, 1998) e Os Dias de Pascoaes (Amarante, 2002). Em 2002, foi-lhe atribuído o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pela recolha de contos A Expressão dos Afectos. É desde 2006 presidente da Fundação Centro Cultural de Belém.
A Sextante Editora publicou já A blusa romena e Lisboa Song do mesmo autor.