"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Atribuição de Medalhas de Mérito Cultural

Decorreu no passado dia 3 de junho, durante a Gala comemorativa dos 70 anos do Centro Nacional de Cultura, a entrega da medalha de Mérito Cultural a Alberto Vaz da Silva e a Gonçalo Ribeiro Telles.

Medalhas de Mérito Cultural

Na ocasião, que contou com a presença dos Presidentes do Centro Nacional de Cultura, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins e da Fundação Oriente, Dr. Carlos Monjardino, e também de Eduardo Lourenço em representação do Grande Conselho do CNC, o Secretário de Estado da Cultura destacou o inestimável trabalho de uma vida dedicada às grandes causas da cultura.

 

Alberto Vaz da Silva  ALBERTO VAZ DA SILVA

Nascido em Lisboa, em 7 de agosto de 1936, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa. Esteve, desde os tempos de estudante, ligado ao movimento cineclubista, foi animador e dirigente do Centro Cultural de Cinema (CCC), entre 1957 e 1962, sendo crítico cinematográfico em vários jornais e revistas.
Foi autor de numerosos textos em programas de ciclos de cinema da Fundação Gulbenkian e da Cinemateca. Foi cofundador da revista “O Tempo e o Modo” onde dirigiu a Secção de Artes e Letras e exerceu crítica literária e cinematográfica, sendo um dos elementos mais marcantes e influentes. Teve ainda um papel essencial na revista “Raiz e Utopia” e em diversos periódicos como o “Expresso”, o “Semanário” e “O Independente”, em que manteve crónicas semanais.
Foi tradutor de diversas obras para a Livraria Moraes Editora.
Astrónomo amador, dirigiu várias sessões de sua conceção e autoria no Planetário de Lisboa e no Observatório Astronómico Nacional, manteve uma crónica semanal na Rádio Comercial sob o título “Vem aí o Cometa!”, e escreveu numerosos textos e artigos na imprensa.
A partir de 1980 começou a orientar cursos de iniciação à grafologia no Centro Nacional de Cultura, completados por “workshops” de aprofundamento.
Figura multifacetada e personalidade fascinante, Alberto Vaz da Silva é na sua geração uma referência fundamental, tendo permitido a compreensão e o reconhecimento de autores marcantes na contemporaneidade, como Sophia de Mello Breyner e Agustina Bessa-Luís.
Assim, em reconhecimento do inestimável trabalho de uma vida dedicada às grandes causas da cultura, e em especial do cinema e da literatura portuguesa e universal, ao longo de mais de cinquenta anos, entende o Governo Português prestar pública homenagem a ALBERTO VAZ DA SILVA, concedendo-lhe a MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL.

 

Gonçalo Ribeiro Telles GONÇALO RIBEIRO TELLES

Nascido em 25 de maio de 1922, Gonçalo Ribeiro Telles é uma referência da sociedade portuguesa pela ligação que sempre soube estabelecer entre a cidadania e o exercício apaixonado da sua profissão de engenheiro agrónomo e arquiteto paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, onde foi Assistente do Curso Livre de Arquitetura Paisagista.

A cultura e a defesa do ambiente e da qualidade de vida foram combates incindíveis que sempre assumiu ao longo de uma vida de serviço e de cidadania.

Como cofundador do Centro Nacional de Cultura em 1945, bem como nas páginas da revista “Cidade Nova”, Gonçalo Ribeiro Telles pôs a tónica na dignidade da pessoa humana inserida numa natureza respeitada e equilibrada e numa cultura portuguesa aberta e ciente da sua projeção universal.

Liberdade e tradição estão intimamente ligadas no magistério deste homem singular para quem o amor à Terra e à História é algo tão natural como o ato de respirar.

Gonçalo Ribeiro Telles sempre se manifestou como um espírito livre para quem o mais importante são as pessoas e não os regimes formais.

No Centro Nacional de Cultura fez a pedagogia ativa da criatividade e da ecologia, segundo uma ética pública de liberdade e responsabilidade, de cidadania e de respeito da dignidade humana.

Assim, em reconhecimento de uma vida dedicada às grandes causas da cultura, da arquitetura paisagística e do ambiente, em Portugal e no estrangeiro, ao longo de mais de meio século, entende o Governo Português prestar pública homenagem a GONÇALO RIBEIRO TELLES, concedendo-lhe a MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,228,414