"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Trilhos do Alto Minho

Partindo do largo em Ponte de Lima, de frente para o rio, vire à esquerda e desça até à avenida dos Plátanos, passando pelo Museu dos Terceiros e pela igreja da Senhora da Guia e passando por baixo da ponte nova (Ponte Nª Sª da Guia).

Ponte de Lima - Foto de Osvaldo Gago, wikipédia

Este caminho (em terra abtida e em determinados locais entre dois muros com vinha por cima), estende-se paralelamente ao rio durante cerca de 1 km., virando em seguida à esquerda e vendo-se uma capela também à esquerda.

Continue em frente, mantendo a cruz à sua esquerda e, chegando à estrada principal, vire à direita de forma a atravessar a ponte. 200 metros mais adiante verá uma curva à esquerda que conduz a um caminho empedrado coberto por parreiras; 50 metros mais à frente o caminho curva à esquerda e segue em direcção ao cume da colina, onde se vê uma pequena capela e se podem disfrutar boas vistas por entre as árvores (para aqui chegar vire sempre à esquerda, seguindo sempre o caminho principal).

Regresse à estrada principal. Continue a andar durante cerca de 300 metros, tomando atenção ao trânsito, e vire à esquerda diante do café. Siga o caminho empedrado passando em frente da casa branca à sua direita (a cerca de 50 metros da estrada principal). Continue pelo caminho empedrado, atravesse a estrada alcatroada e siga em direcção à aldeia de Barral.

Depois de sair da aldeia, começará a passar por pequenas quintas até acabar o caminho empedrado. Neste ponto, a floresta começa a espraiar-se para cima e à direita, cedendo o lugar a terra cultivada à sua esquerda. O caminho continua por entre as árvores ao lado de uma pequena quinta: vire à direita, tomando o caminho que se eleva acima da quinta. Cerca de 100 metros mais adiante, o caminho vira à esquerda (ignore todos os outros trilhos); siga a linha do muro cerca de 50 metros, virando em seguida à direita e continuando a subir até chegar a umas ruínas que verá à sua direita e a uma quinta pequena existente à sua esquerda.

O caminho continua agora através da floresta, passando por muitos muros velhos em ruínas e subindo a uma altura que lhe permitirá obter uma vista por cima das copas das árvores. Em alguns locais o caminho não se apresenta claramente definido, razão pela qual deverá ter cuidado com os arbustos de tojo.

Quando deixar as árvores para trás, verá a encosta penhascosa que constitui o início da Serra da Nó. Continue este bom caminho, virando à esquerda em direcção ao campo de futebol. Deste local poderá obter uma excelente vista de Ponte de Lima, bem como do Monte de Santo Ovídio, por detrás da vila. Atravesse o campo de futebol e tome o caminho junto a uma casa, virando à esquerda imediatamente a seguir. O caminho serpenteia descendo a colina, (mais à frente encontrará uma fonte à sua direita), e junta-se a uma estrada empedrada junto a uma casa em ruínas. Vire à direita pela estrada de alcatrão; Rebordões de Santa Maria fica a 1km., mais à frente. Não deixe de visitar a igreja. Estando em frente à igreja, volte pelo mesmo caminho descendo até ao caminho que sobe ao campo de futebol.

Continue pela estrada e cerca de 100 metros depois vire à sua direita por um caminho empedrado que logo se torna em terra batida. mesmo a seguir à quinta verá um caminho mal definido (é um pouco difícil encontrar este caminho) para a esquerda, passando por detrás da Casa Nova (Capela em ruínas). Continue por este caminho que serpenteia através de um pequeno vale e passa por duas quintas; no cruzamento, vire à esquerda prosseguindo por um atalho de terra batida que o levará até à estrada principal. Vire à direita e continue até à ponte em Torreo. Siga até ao cruzamento e vá pela cortada à direita.

Vire no caminho empedrado na segunda à esquerda em Leiras e continue pela velha estrada empedrada até Posa. O caminho junta-se à estrada alcatroada neste local e, se virar à sua direita nesta estrada encontrará um café. O percurso continua em direcção à esquerda, seguindo pela estrada alcatroada até chegar a uma pequena capela; passe em frente dela e tome a primeira cortada à direita, em direcção a Ribeiro, passando por Espírito Santo. O caminho juntar-se-á depois à estrada principal que o levará de volta até Ponte de Lima.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.