"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

OS PERCURSOS DA ÁGUA EM LISBOA (Roteiro 4)

A Praça do Comércio, onde antes se situava o Paço Real da Ribeira e a Ópera Real - que só teve uma representação antes de ser engolida pelo terramoto - é o ponto de partida para o itinerário que explorará o lado ocidental da parte baixa da cidade.

Cais do Sodré
Sai-se pela Rua do Arsenal até à Praça do Município, que tem num dos topos o edifício dos Paços do Concelho - recuperado depois de um incêndio e que é um exemplo de integração da arte do virar do século XIX com a arte dos nossos dias - e de lado o velho Arsenal da Marinhaque testemunhou os combates da Primeira República. Vale a pena visitar ou então pedir para o deixarem espreitar a escadaria nobre e, se possível, as duas escadas que ligam o andar nobre ao 2º andar que são obra de arquitetos e artistas contemporâneos.

Prosseguindo até ao Largo do Corpo Santo entra-se em "território irlandês", já que de um lado temos a igreja dos padres irlandeses e à volta os "irish pubs" que têm vindo a instalar-se ao lado dos tradicionalíssimos bares da zona desde sempre frequentados por uma fauna mista de intelectuais e gente "da vida".

Chegados ao Cais do Sodré - com a estação modernista de Pardal Monteiro de onde partem os comboios para Cascais - abre-se de novo o Tejo e mesmo aí encontramos uns restaurantes de peixe e marisco e o início dos bares e discotecas que ocupam toda a frente ribeirinha até à zona de Belém. (Estes merecem, noutra altura, uma visita só por si, dada a qualidade arquitetónica de alguns dos espaços e a animação diversificadíssima de que pode desfrutar, numa atmosfera mais ligeira do que é habitual nas zonas portuárias de outras cidades europeias).

Do Cais do Sodré vai-se pela Rua dos Remolares até ao Mercado 24 de Julho que merece visita pela beleza do espaço, pelo mercado das flores e pela feira de colecionismo nos 1ºs Sábados à tarde. Ali, a dois passos, no Largo S. Paulo é dos poucos locais de Lisboa onde se encontram samarras e capotes alentejanos com gola de pele.

Prossegue-se pela Travessa do Carvalho para uma visita aos antigos Banhos de São Paulo, estrutura de ferro do virar do século XIX, hoje sede da Ordem dos Arquitetos. Tomamos a Rua S. Paulo até encontrar, à direita, já na Rua da Boavista, a entrada para o Elevador da Bica. Subimos nele, para observar com vagar o movimento de um dos bairros mais típicos de Lisboa - a Bica - e chegamos ao cimo da Calçada do Combro que começamos a descer observando as pequenas lojas que a ladeiam. A dois passos, se nos desviarmos para espreitar a Rua do Século, vamos encontrar um belo espaço com um dos chafarizes das Águas Livres, frente ao Palácio do Marquês de Pombal. Quase a chegar ao fundo da Calçada encontramos à direita a Igreja de Santa Catarina, um dos melhores exemplos de barroco na cidade. Estamos numa zona de grande tradição multicultural.

O bairro do Poço dos Negros foi, nos séculos XVI e XVII, zona de populações vindas de África e voltou hoje a sê-lo, encontrando-se nas ruas e travessas circundantes numerosos locais de boa cachupa cabo-verdiana e de comida indiana e africana. Prosseguindo pela rua Poço dos Negros até ao fim, cruzamo-nos com a Av. D. Carlos I. Aí, mesmo em frente, mais um chafariz. Se, um pouco antes, virarmos à esquerda, pela Travessa dos Pescadores, encontramos no Largo Conde Barão, um dos locais noturnos com mais tradição para quem gosta de música africana - o B’leza. Subindo a Calçada Marquês de Abrantes - que à noite é uma animada zona, frequentada por quem prefere as discotecas menos «queques» - encontra-se à esquerda o Palácio dos Marqueses de Abrantes, hoje residência do Embaixador de França que, para além dos seus magníficos jardins sobre o Tejo, tem uma sala com o teto forrado das mais belas porcelanas chinesas. A Embaixada costuma abrir para visitas no Dia Internacional dos Museus (18 Maio). Esta rua e a rua das Trinas são os limites sul e oeste do bairro da Madragoa onde, quem se adentrar pelas vielas, encontrará uma atmosfera que não esquecerá.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,534