"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Vestígios Arqueológicos no Sul

O Centro Nacional de Cultura realça toda a riqueza de testemunhos arqueológicos do Algarve, espelho de múltiplas e ancestrais culturas que são motivo para a criação de percursos temáticos, constituindo uma lição de história e uma viagem no tempo.

Monumentos Megalíticos de Alcalar

 

Em Cerro do Castelo de Santa Justa, Alcoutim (Faro), localiza-se o povoado calcolítico fortificado, do 3º milénio a.C.; as suas muralhas e torres protegiam no seu interior cabanas de planta circular ou oval. 

Merece uma visita, em Alcalar (Portimão), a necrópole do Neolítico e do Calcolítico, constituída por um conjunto de sepulcros megalíticos. Estes monumentos de "falsa cúpula", conhecidos por "tholos", apresentam câmara circular (por vezes com nichos laterais) e corredor, e são considerados dos mais importantes para o estudo do fénomeno do megalitismo e dos primeiros metalurgistas da Europa.

Outros exemplos são os menires e antas, podendo ser observados nomeadamente o Menir de Aspradantes (Raposeira - Vila do Bispo), o Menir dos Gregórios (Silves) e a Anta da Pedra do Alagar (Ameixial - Loulé).



Caracterizadora desta região é a designada cultura do Bronze do Sudoeste, merecendo especial atenção as necrópoles de cistas, cujo espólio funerário inclui vasos de cerâmica de grande qualidade e armas metálicas (espadas, punhais, machados), facto que parece confirmar a crescente influência e domínio desta área por grupos guerreiros.

Neste período continuavam a ser exploradas as jazidas de cobre, ouro e prata, e muitos dos povoados localizavam-se sobre os anteriores lugares calcolíticos. O desenvolvimento económico é assinalável e o intercâmbio com povos mediterrânicos e da fachada atlântica repercutiu-se, naturalmente, nas várias facetas desta cultura. Testemunhos arqueológicos deste período são as necrópoles da Fonte Santa, em Alte (Loulé) e de Vale de Carro (Albufeira).

Entre as descobertas mais interessantes da Idade do Ferro no Sul de Portugal (Baixo Alentejo e Algarve), estão as características estelas epigrafadas, geralmente ligadas a necrópoles. Mostram uma escrita indígena (a mais antiga da Península Ibérica), que se lê da direita para a esquerda, com arcaicos carateres fenícios, mas onde a frequência de vogais indicia uma língua local não semita. Estes achados com elementos orientalizantes e ibéricos, entre outros, designadamente cerâmicas, confirmam contactos comerciais com povos como os fenícios, gregos e cartagineses.

Toda a importância dos vestígios destes períodos está bem patente também na toponímia. Só para citar alguns desses topónimos, refiram-se: Promontorium Sacrum (Sagres), venerado na Antiguidade; Lacobriga (Lagos) nome que sugere origem celta, e cujo sítio primitivo foi revelado pelos achados efetuados na estação arqueológica de Monte Molião (o começo da sua ocupação remonta aos finais do séc. IV, inícios do séc. III a.C.); Portus Hannibalis (Portimão), supostamente fundada pelo famoso cartaginês Aníbal Barca; Ossonoba (Faro), que já usufruía de direito de cunhar moeda com simbologia própria; Balsa (próximo de Tavira) cujos vestígios encontrados correspondem à atual estação arqueológica da Luz; Baesuris (Castro Marim).

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,700,946