Roteiros
ROTA DA MADEIRA
A madeira é uma matéria-prima muito utilizada na produção de peças decorativas e utilitárias, pelo que também em Barcelos existe uma série de artesãos que trabalham esta matéria-prima de forma minuciosa e artística.
A rota da madeira não se concentra em nenhuma área territorial específica do concelho, garantindo assim uma dispersão da riqueza patrimonial cultural e artística ligada a este tipo de trabalhos.
As peças mais comuns são as miniaturas em madeira, as quais representam maioritariamente cenas da vida rural (espigueiros, ancinhos, teares, rocas, fusos, etc.) e brinquedos (carros, piões, etc.). Em termos de peças de maior dimensão, produzem-se essencialmente, utensílios agrícolas, móveis rústicos e peças de carácter religioso (crucifixos, oratórios, etc.). Aqui poderá, ainda, encontrar a produção de gamelas, jugos, pipos e esculturas de santos em tamanho real. Atualmente o Galo é também um ativo desta produção que de utilitária passou na sua maioria a decorativa, mas manteve a sua identidade, beleza e rusticidade.