"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Idanha-a-Velha e Monsanto: As Aldeias Museu

Descobrir as Aldeias Museu do concelho de Idanha-a-Nova são desafios que permitem aos visitantes experiências absolutamente peculiares e imperdíveis. Do património, à arquitetura, passando pela natureza, a riqueza do território é o melhor e mais cativante acervo destes “museus a céu aberto”.

Pelourinho, Idanha-a-Velha Porta Sul, Idanha-a-Velha
Verdadeiros museus ao ar livre que se afiguram como paragem obrigatória para todos os que façam a rota museológica da região. O rico património arqueológico e arquitetónico conquista o visitante e é garantia de uma visita que não deixa ninguém indiferente. Está-se, obviamente, a falar das Aldeias Históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova que, sem se confinarem a um espaço fechado, são ainda assim espaços museus.

Alvo de investimentos consideráveis, estas localidades são talvez um dos elementos mais significativos do projeto da rede museológica que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova tem estado a desenvolver ao longo dos anos e que, como explica Paulo Longo, vai muito para além da simples criação de um museu ou do aproveitamento específico de um único ponto de interesse. “O objetivo do programa é sempre o de explicar o território e valorizar não só o património edificado como também o património imaterial. Nenhum dos espaços é concebido sem ter em conta o registo ideográfico e os elementos recolhidos junto e com a envolvência da população”, especifica o responsável cultural.

A filosofia do projeto caiu que nem uma luva em Monsanto e Idanha-a-Velha, onde a intervenção foi feita à escala de toda a aldeia.

Ali, a cada passo há uma história para descobrir ou um monumento para conhecer.

Conhecida como a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, Monsanto é um ícone turístico que atrai milhares de visitantes. Do património edificado, destaca-se o castelo, construído pelos Templários, a Cisterna, as Capelas de Santa Maria e de S. Miguel e os vestígios de todo o povoado primitivo ao redor. Sobranceira ao aglomerado, hoje em ruínas, ergue-se a Torre do Pião. A utilização do granito nas construções confere ao conjunto uma grande uniformidade entre o natural e o edificado. Este equilíbrio é, ainda, mais evidente quando os acidentes graní ticos dão origem a curiosas utilizações de grutas e penedos integralmente convertidos em peças de construção. Um mundo onde se descobrirá ainda a Igreja Matriz, o forno da aldeia, as Capelas do Espírito Santo e de Santo António e a Torre Sineira ou de Lucano encimada pelo galo de prata, imagem de marca da portugalidade de um outro tempo. No topo da aldeia, o castelo, de onde se avista a próxima paragem... Idanha-a-Velha.

Aqui, da Sé Catedral (construída entre os século IV e V, e alvo de muitas intervenções desde então), à Muralha Romana (construída entre o século II e o início do século IV d.C.), ao Pelourinho, passando pela Torre dos Templários (século XII) e pela Casa de Marrocos tudo demonstra a grandiosidade da Idanha de outros tempos e também dos idanhenses de hoje, que, com intervenções cuidadas e patrimonialmente ricas, conseguiram alcançar uma perfeita simbiose entre o passado e a atualidade. E, os que se quiserem deixar encantar por este “Museu ao ar livre”, terão ainda oportunidade de passar no Lagar das Varas (considerado excecional por Benjamim Pereira pelo cuidado posto da construção) e no seu logradouro e ser, uma vez mais surpreendido, pelo moderno pavilhão epigráfico. Construído em vidro e ferro, esta estrutura em forma de espigueiro guarda uma parte da coleção epigráfica local, uma das maiores e mais representativas coleções de epígrafes do país.

Monsanto e Idanha-a-Velha são dois exemplos de como o património construído é atração turística.

"O objetivo é sempre o de explicar o território e valorizar o património edificado e património imaterial"
Paulo Longo
 

Autor: Catarina Canotilho
Fotografias: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
in "Museus, espaços de memória", revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012
 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,455