Roteiros
Lagares, moinhos e uma casa judaica para descobrir
Proença-a-Velha, Penha Garcia e Medelim são três aldeias com um vasto património.
É em Proença-a-Velha que se encontra o Complexo de Lagares – Núcleo de Azeite, o único sítio do país onde se reúne a história do azeite. Com base em dois lagares originais que foram recuperados (um com duas prensas de vara e pio de três galgas de tração animal e um outro mecânico com prensa de parafuso central e com dois enormes blocos de pedra como pesos suplementares e pio de fabrico industrial, mas de tração hidráulica) é possível perceber a evolução da indústria do azeite no concelho. Uma tarefa que conta ainda com o apoio de uma galeria de exposições na qual se faz a síntese da problemática do azeite em Portugal que, referira-se, pode entretanto ser produzido num dos lagares que foi totalmente recuperado e aberto à comunidade. No ano passado já se produziu azeite em Proença-a-Velha.
Em Penha Garcia não se produz farinha, mas o Complexo Moageiro permite conhecer o património molinológico concelhio, onde se incluem várias tipologias de moinhos acionados a água e alguns exemplos de moinhos acionados a vento.
Este núcleo encontra-se associado ao percurso pedestre Rota dos Fósseis, sendo parte integrante do projeto de preservação das antigas arribas fósseis da garganta do Rio Ponsul, incluído no Geopark da Meseta Meridional, Naturtejo.
Em Medelim encontra-se a Casa de Medelim que se inscreve num dos melhores exemplares de arquitetura solarenga da região e apresenta-se como um espaço com inúmeras potencialidades, nomeadamente pelos vestígios físicos que demonstram a presença judaica nesta casa-museu, bem como em toda a localidade que, naturalmente, será alvo recuperação e aproveitamento museológico em rede com as redes de turismo judaico.
Autor: Catarina Canotilho
in "Museus, espaços de memória", revista integrante da edição do Jornal do Fundão do dia 6 de dezembro de 2012