"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Sete Sóis Sete Luas e melodias debaixo das cerejeiras em flor

Na região portuguesa de Trás-os-Montes o mês de junho é tempo de colheita. Uma colheita de cor vermelha berrante, tal e qual a cor das cerejas.

É neste ambiente alegre que o Festival Sete Sóis Sete Luas chega a Alfândega da Fé para a edição de 2015, sendo a sua noite de abertura na Festa da Cereja, no dia 5 de junho, um encontro tradicional anual dedicado à florescente cultura local. Uma programação eletrizante que se realiza toda no animado mês de junho com o segundo dos dois concertos em programa no dia 29 no Largo São Sebastião.

Durante mais de duas décadas barqueiro de melodias luso-mediterrânicas num leque de lugares que inclui 30 cidades de 11 Países diversas, o Festival SSSL propõe sempre novos encontros, diálogos entre povos geograficamente distantes, mas próximos nas suas almas, num continuum artístico sem trégua e sem época. Cidades, vilas, aldeias, cada mundo que o Festival toca liga-se ao outro com nós feitos de cultura, de paixão, de curiosidades recíprocas.

Primeiro encontro Sexta-feira 5 de Junho às 22h com Manecas Costa, autor-compositor-intérprete e guitarrista virtuoso da Guiné-Bissau que juntamente com 5 músicos no palco tornará impossível assistir à sua exibição sem ser atraído para a dança pela sua energia lávica. Manecas na sua música reflete as características vivas da sua ensolarada terra natal, lugar de encontro e de convivência de muitas etnias com tradições e culturas, mesmo musicais, diversas. Embaixador da Unicef aos 20 anos pelos seus textos de grande consciência social, voa de Portugal para Cabo Verde, da Itália para a Coreia do Norte e passa por colaborações musicais com artistas importantes e projetos internacionais. “De Gumbe Paraíso”, elogiado pela BBC, é o seu projeto musical principal através do qual conta ao mundo com voz carismática e forte os ritmos crioulos da sua Guiné-Bissau. Entre todos o Gumbe, do qual transmete toda a sensualidade sedutora.

Segundo encontro do Festival SSSL, Segunda-feira 29 de Junho às 22h, no Largo São Sebastião com Tejedor, um grupo excepcional proveniente da região espanhola das Astúrias.

Com 4 álbuns gravados em estúdio até ao momento, prestigiosos reconhecimentos, prémios, participações em numerosos festivais europeus do norte a sul do continente e centenas de concertos de uma parte à outra do mundo, o grupo Tejedor, composto pelos irmãos José Manuel e Javier, interpretam e reelaboram as sonoridades típicas da música tradicional asturiana cujo instrumento principal é a Gaita, a cornamusa com três canas. O seu som inconfundível cheira a mágicas atmosferas oniricas e os Tejedor usam-no sabiamente para criar sugestões lânguidas e intensas, entre passado e presente, numa fascinante miscelânea de impressões célticas, mouriscas e asturianas.

>> Programação
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,304,513