Na sua edição de 2015, que começa já no dia 19 de julho, a EDP vai compensar, pelo 5º ano consecutivo, as emissões de carbono do edpcooljazz.
O evento, que se realiza entre 19 e 31 de julho, recebendo grandes nomes da música como Mark Knopfler, Lionel Richie, Caetano e Gil, Melody Gardot, Chick Corea e Herbie Hancock, Lianne La Havas e António Zambujo nos verdejantes Jardins do Marquês de Pombal e no Parque dos Poetas, assume-se assim como o festival mais cool, não só na música que oferece, como também em termos ambientais.
Desde 2011, ano em que a EDP passou dar nome ao festival, que são integralmente compensadas as emissões de carbono do edpcooljazz, abrangendo combustíveis dos geradores, dos veículos de serviço, brindes e materiais, administração e coordenação, mobilidade dos espetadores e das bandas, bem como voos e alojamento dos artistas e staff.
De acordo com o relatório da e)mission, a entidade responsável pela identificação das emissões e respetiva compensação, na edição de 2014 os voos das Bandas foram a fonte de emissões com maior peso, registando 46% do total. Seguiu-se a Mobilidade dos Espetadores, com 43%, sendo os 11% remanescentes divididos pelas Outras Fontes de emissão contabilizadas. No total, a pegada do edpcooljazz em 2014 correspondeu a 154,7 toneladas de CO2 equivalente, o mesmo que o volume de gás necessário para encher 31 balões de ar quente ou as emissões de um automóvel em 100 viagens de ida e volta entre Lisboa e Moscovo.
Estas emissões foram compensadas através do investimento num projeto gerador de créditos de carbono num país em vias de desenvolvimento, no caso, numa Mini Hidroelétrica construída no leito do rio Babilonia, numa região montanhosa de difícil acesso, nas Honduras. O objetivo deste projeto é evitar a construção de novas centrais termoelétricas e gerar energia de uma forma segura e limpa, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
As pegadas de carbono do edpcooljazz variam de edição para edição, sendo de notar que a edição de 2011 foi a que registou mais emissões e a de 2014 a que registou menos emissões, o que denota uma tendência de diminuição positiva.
A organização do edpcooljazz considera que “não podíamos deixar de adotar este tipo de medida de compensação das emissões de carbono, por um lado pelo nosso naming sponsor ser a EDP e, por outro, porque um dos fatores que diferencia o edpcooljazz é o ambiente onde se realiza, nos maravilhosos Jardins do Marquês de Pombal e no Parque dos Poetas, em Oeiras. É muito gratificante receber elogios por parte de muitos dos artistas que nos dão os parabéns pela envolvente verdejante do edpcooljazz e pelo facto de compensarmos os seus próprios concertos, como foi o caso de Jamie Cullum, John Legend, entre outros.”
Cartaz Completo 2015
Cartaz desta 12ª edição do edpcooljazz é o mais rico de sempre, contando com nomes de luxo como Chick Corea & Herbie Hancock (19 de julho, Jardins Marquês de Pombal), António Zambujo, primeira parte João Gil “Non-Finito” (23 de julho, Jardins Marquês de Pombal), Lianne La Havas, primeira parte iZem (26 julho, Jardins do Marquês de Pombal), Mark Knopfler (28 de julho, Parque dos Poetas), Melody Gardot, primeira parte Pierre Aderne (29 de julho, Jardins Marquês de Pombal), Lionel Richie - All the Hits, All Night Long, primeira parte Cais Sodré Funk Connection (30 de julho, Parque dos Poetas) e Caetano & Gil – Dois Amigos, Um Século de Música (31 de julho, Parque dos Poetas).
Sobre o edpcooljazz O edpcooljazz é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de julho, juntando natureza, património e música. Foi lançado pela primeira vez em 2004 com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente “cool”, que lhe dá o nome.
Os Jardins do Marquês de Pombal e o Parque dos Poetas, em Oeiras, são os palcos escolhidos para os concertos do edpcooljazz. Estes espaços verdes, representativos da arte do paisagismo em Portugal, são decorados por bustos e estátuas de mármore, muretes e escadarias revistas pelo mesmo material. Uma joia do concelho de Oeiras integrada no centro histórico da vila.
Para além dos concertos e da beleza natural dos espaços, os participantes do edpcooljazz podem ainda contar com o Cool Pick&Go, onde estão disponíveis bebidas e gastronomia para tornar ainda mais cool estas sete noites de verão tão especiais.
Ao longo destes 12 anos, o edpcooljazz já produziu mais de 120 concertos, juntando mais 275.000 pessoas que num ambiente intimista, perto dos palcos, e sem o aglomerado das grandes multidões, pôde assistir a espetáculos individuais numa junção única entre música cool, história, património e natureza, o verdadeiro conceito do edpcooljazz, Cool Energy.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!