"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cultura

"MACBETH", UMA TRAGÉDIA CANTADA

"MacBeth", uma tragédia cantada A ópera "Macbeth", do compositor italiano Giuseppe Verdi, sobe ao palco do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.


Foto: Carmo Sousa

Ópera de Verdi, baseada na prosa de William Shakespeare, sobe ao palco do Teatro Nacional de São Carlos.

A ópera "Macbeth", do compositor italiano Giuseppe Verdi, sobe ao palco do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, a partir deste sábado.

Uma das mais conhecidas tragédias de William Shakespeare apresenta-se em cinco récitas, até 1 de março.

Verdi compôs "Macbeth" quando tinha 33 anos. Deu nova vida à tragédia de William Shakespeare com a ajuda do libreto escrito por Francesco Maria Piave.

Agora, no Teatro Nacional de São Carlos com encenação de Elena Barbalich, a ópera conta com a soprano Elisabete Matos, que dá voz a Lady Macbeth.   

“Os acentos, a maneira com se diz a palavra, como se diz a frase, como se rasga um som. A primeira área invoca todas as forças do mal para darem coragem. A loucura tem que ser traduzida através de momentos de uma debilidade vocal, tem que transparecer na voz o estado da loucura”, afirma Elisabete Matos.

Com direção musical de Domenico Longo, a soprano portuguesa convida o público a assistir a esta ópera em quatro atos.

“Verdi e Shakespeare eu penso que são os fatores mais importantes. Depois o nosso teatro, que é sempre um sítio mágico, precisa do público para estar vivo”, sublinha Elisabete Matos.  

por Maria João Costa, in Rádio Renascença | 20 de fevereiro de 2014


Destaque Cultural do Dia
no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,597,638