"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cultura

AINDA HÁ INÉDITOS DE AMÁLIA POR OUVIR

Ainda há inéditos de Amália por ouvir

Reunidos num só livro todos os autores e poetas a que Amália Rodrigues deu voz.

Vítor Pavão dos Santos, biógrafo de Amália Rodrigues que acaba de lançar um livro que reúne os poetas que a fadista cantou, diz que ainda há muito reportório inédito da diva do fado.

“Começaram a aparecer umas coisas que estavam na Valentim de Carvalho escondidas e que ainda são inéditas”. Em declarações à Renascença, o biógrafo de Amália diz que essas gravações “são muitas e muito importantes”.

Entre os poetas com textos compilados no livro, Pavão dos Santos destaca Mário de Sá Carneiro, "de quem que ela [Amália] cantou o ‘Quase’, que era um poema de que ela gostava muito, mas achava que nunca tinha encontrado a música”, disse o biógrafo da cantora.

De entre os mais de 50 fados encontrados, há músicas do Alfredo Marceneiro e também de Carlos Gonçalves. “Eram fados tradicionais, como é o caso de 'Estranha Forma de Vida', que é uma música do Alfredo que ela pôs no poema. E, depois, também tem muita coisa do Carlos Gonçalves, guitarrista dela durante mais de 20 anos”, revela Pavão dos Santos.

Em “O fado da tua voz - Amália e os poetas”, editado pela Bertrand, Vítor Pavão dos Santos reúne todos os autores a que Amália deu voz, incluindo a própria Amália.

É uma espécie de antologia poética, que vai de D. Dinis a Carlos Paião. Além dos poetas que Amália cantou, encontramos neste livro as histórias mais pessoais sobre a fadista e os seus poetas.

por Maria João Costa, in Rádio Renascença | 14 de novembro de 2014


Destaque Cultural do Dia
no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,577,864