"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cultura

MARIZA LANÇA 'BEST OF' COM UM TEMA INÉDITO

Mariza lança 'best of'com um tema inédito

A fadista, que lança hoje uma antologia de êxitos, reuniu "músicas obrigatórias" dos seus concertos e juntou ao alinhamento um tema inédito.

O 'Best of' de Mariza é lançado hoje em duas versões: um CD com 20 temas e um duplo CD que inclui mais um disco extra com 12 temas escolhidos pelo público, através da internet. A própria cantora afirmou, em declarações à Lusa, que do CD com os 20 temas "17 são aqueles que nos concertos não posso deixar de cantar, eles têm de lá estar senão as pessoas ficam tristes"". É o caso de Cavaleiro monge, Meu fado meu, Rosa branca, Ó gente da minha terra ou Chuva, que "são aqueles que já estão à espera que cante"".

Além destas músicas, o CD inclui ainda o inédito O tempo não pára e duas versões, uma de Alberto Janes, É ou não é, e de Charles Chaplin, Smile, do reportório de Nat King Cole.

Sobre o balanço de uma carreira com 13 anos, em que já foi distinguida com vários prémios internacionais, Mariza disse que "foi muito intensa e passou muito depressa"". Fazendo uma reflexão sobre o álbum Best of, disse que "ao longo destes 13 anos há músicas que as pessoas não querem deixar de ouvir"". E acrescenta: "Há músicas que fazem parte do meu percurso musical e faz sentido estarem todas juntas num disco só e não separadas, até porque, em cada um dos álbuns que fiz, as pessoas têm as suas favoritas."

Referindo-se ao tema inédito da coletânea, O tempo não pára, a fadista afirmou que "é um pouco reflexão de vida"". Sobre a opção de escolher os outros dois temas, É ou não é, do repertório de Amália Rodrigues, que é revisitado pela fadista desde o seu primeiro álbum, Mariza confessou que "habitualmente cantarolava"" o tema e então decidiu gravá-lo. Apesar de "não ser fácil de cantar"", aproveitou a música porque já era um desejo antigo gravar um tema criado por Alberto Janes. O CD inclui ainda Menino do bairro negro, de José Afonso, que Mariza gravou no seu CD de estreia.

Quanto aos 12 temas eleitos pelo público e que constituem um segundo CD da edição especial, Mariza foi surpreendida: "O público optou por temas mais melancólicos e fados tradicionais, como Quando me sinto só, O silêncio e a guitarra ou As meninas dos meus olhos. Para a fadista, o álbum veio "no tempo certo"", tanto mais que "muita gente pensava que tinha parado, que não cantava ou que só atuava no estrangeiro"", assegurou, à agência Lusa. Com uma agenda menos pesada, Mariza mantém uma presença regular em espetáculos, tendo atuações já marcadas.

por Lusa, in Diário de Notícias | 14 de abril de 2014


Destaque Cultural do Dia
no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,838,112