"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cultura

CINEMATECA MOSTRA FILMES QUE DOCUMENTARAM O 25 DE ABRIL

Cinemateca mostra filmes que documentaram o 25 de Abril

Filmes militantes, etnográficos, censurados, o cinema novo português e a emissão televisiva da RTP de 25 de Abril de 1974 integram o ciclo que a Cinemateca Portuguesa dedicará em abril, em Lisboa, aos 40 anos da revolução.

"25 de Abril sempre - O movimento das coisas" tem início a 01 de abril com "Brandos costumes", de Alberto Seixas Santos, feito antes da revolução, mas só estreado em 1975, e "Deus, Pátria, Autoridade" (1975), documentário experimental de Rui Simões sobre o Estado Novo.

O ciclo da Cinemateca irá prolongar-se até maio, mostrando "o cinema documental feito em Portugal nos primeiros anos da revolução", como "Scenes from the class struggle in Portugal" (1977), de Robert Kramer, e "As paredes pintadas da revolução portuguesa" (1976), de António Campos.

Haverá também ficção de realizadores que já se tinham afirmado no movimento do novo cinema, antes da revolução, como José Fonseca e Costa ("O recado", 1971), António-Pedro Vasconcelos ("Perdido por cem...", 1972) e Ernesto de Sousa ("Dom Roberto", 1962).

Haverá ainda filmes "de registo mais militante", que querem "dar voz ao povo", ainda que estejam subordinados "a um discurso marxista e à crença na necessidade de tudo explicar", refere a Cinemateca em comunicado.

Entre estes estão, por exemplo, "A lei da terra" (1977), do coletivo Grupo Zero, sobre a reforma agrária, "Liberdade é nome de mulher" (1974), com Maria Antónia Palla a falar da condição da mulher, e "O aborto não é um crime" (1975), ambos pela cooperativa Cinequipa.

A vertente etnográfica e de registo das práticas populares revela-se com "Máscaras" (1976), de Noémia Delgado, "Continuar a viver - Os índios da meia praia" (1976), de António da Cunha Telles, sobre uma comunidade piscatória em Lagos, e "Trás-os-montes" (1976), de António Reis e Margarida Cordeiro.

No dia 25 de Abril, a Cinemateca mostrará "As armas e o povo" e "Caminhos da liberdade", feito por vários realizadores, e, em parceria com a RTP, recordará a cobertura televisiva e todas as imagens não montadas dos acontecimentos de 25 de Abril de 1974.

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão, in Diário de Notícias | 24 de março de 2014


Destaque Cultural do Dia
no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias  


Agenda
Teatro

Bagatela em Lá Menor

Sala de Teatro do Instituto Superior Técnico – Campus Alameda 2 Jul a 4 Jul 2024

Teatro

Finisterra

Gabinete Curiosidades Karnart 2 Jul a 20 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,676,228