"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cultura

PRADO DISPUTA 'GUERNICA' AO RAINHA SOFIA

Prado disputa 'Guernica' ao Rainha Sofia

Pintado em 1937 por Picasso, o quadro retrata o bombardeamento da cidade basca pela aviação alemã.

Em 1937, Pablo Picasso morava em Paris quando soube pelos jornais do bombardeamento da cidade basca de Guernica. Sob o efeito do choque, o artista criou uma das suas obras-primas, Guernica. A obra seria exposta no Pavilhão da República Espanhola da Exposição Internacional de Paris desse ano. Desde 1992 está no Museu Rainha Sofia, em Madrid.

Passaram 73 anos desde a sua criação e a obra volta a causar polémica em Espanha, encontrando-se no meio de uma guerra entre dois dos principais museus do país: o Rainha Sofia e o Prado.

No último relatório técnico do Rainha Sofia concluía-se que a obra se encontrava em mau estado de conservação, proibindo assim qualquer deslocação - mesmo dentro do próprio museu. Este relatório condicionou os empréstimos temporários da peça a outras exposições e instituições - como ao Guggenheim de Bilbau. É com base em relatórios semelhantes que o museu tem recusado os pedidos de cedência temporária. O objectivo é evitar uma maior degradação do quadro.

Miguel Zugaza, director do Museu do Prado, tem em mente um projecto de reconversão do antigo Museu do Exército, onde passaria a estar Guernica, partilhando um espaço com outros mestres, como Velázquez e Goya. Contra esta hipótese, os responsáveis do Rainha Sofia argumentam com um parecer há 12 anos elaborado por Pilar Sedano, então à frente do departamento de restauração do museu e hoje ocupando as mesmas funções, mas... no Prado. Também o director do Rainha Sofia na altura em que foi produzido o relatório, José Guirao, é agora patrono do Prado. Zugaza argumenta que o relatório não proíbe a movimentação do quadro, se esta for realizada em condições adequadas.

Contudo, e embora o Museu do Prado pretenda adquirir a obra, o director do Rainha Sofia, Manuel Borja-Villel, afirma que este assunto nem se encontra em discussão, pois o quadro não vai ser mudado. Os conservadores do museu afirmam que é muito arriscada a mudança da obra, e acrescentam que não foram feitos contactos oficiais com o director do Prado.

O Guernica é a jóia da coroa do Rainha Sofia e o espaço em que se encontra foi recentemente mudado para recriar o Pavilhão da Exposição de 1937, para a qual Picasso pintou o quadro.

in Diário de Notícias | 29 de Janeiro de 2010 


Destaque Cultural do Dia
no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,734,092